A Guarda Municipal de Balneário Camboriú realizou, entre os dias 24 e 26 de maio, uma série de ações bem-sucedidas no combate a crimes de furto, receptação e cumprimento de mandado de prisão. Três ocorrências distintas mobilizaram as guarnições da Ronda Ostensiva Municipal (ROMU), reforçando o trabalho ostensivo da corporação e a eficiência do monitoramento urbano.
Na noite de sábado (24), por volta das 22h21min, uma caminhonete Toyota Hilux, furtada na Rua 2001, região central da cidade, foi rapidamente localizada pelas equipes da Guarda. Graças ao sistema de videomonitoramento da Central 153, foi possível rastrear o trajeto do veículo, que seguiu pela Rua Tailândia e Avenida Martin Luther, sendo encontrado em menos de dez minutos na Rua Dinamarca, esquina com a Rua Estados Unidos. O suspeito do furto não estava no local, e a caminhonete foi apreendida para os procedimentos legais. A suspeita é que o veículo seria transferido para outra cidade, prática comum nesse tipo de crime.
Ainda no sábado, às 19h40min, uma guarnição da ROMU deteve um homem foragido da Justiça, na 5ª Avenida. Durante patrulhamento, os agentes abordaram o indivíduo que estava utilizando apetrechos para o consumo de entorpecentes em um ponto de ônibus. Após consulta nominal, foi confirmado um mandado de prisão ativo em seu nome, expedido pela Vara de Execuções Criminais de Santa Maria (RS), pelo crime de roubo. O homem foi preso e encaminhado ao Complexo Penitenciário do Vale do Itajaí (CPVI).
Já na tarde desta segunda-feira (26), uma motocicleta Honda Twister, com registro de furto, foi recuperada na Avenida Martin Luther. A Central de Operações recebeu informações sobre o veículo e repassou à ROMU, que localizou e abordou o condutor nas proximidades da Rua Áustria. O homem foi preso por receptação e levado à Central de Plantão Policial (CPP), juntamente com a motocicleta.