De acordo com a Secretaria de Estado da Educação de Santa Catarina, a quantia de R$ 49 milhões em equipamentos educacionais está acumulada sem uso, pois cerca de 83% das escolas (aproximadamente 700) não possuem infraestrutura elétrica adequada para instalação.
O governador Jorginho Mello (PL) declarou que sua equipe encontrou vários equipamentos novos sem uso quando assumiu a gestão em janeiro e isso “é uma vergonha e falta de respeito com o dinheiro dos contribuintes.”
São lousas digitais, computadores e notebooks que estão parados no depósito da Secretaria de Educação. Quando assumimos a gestão, nos deparamos com esse monte de equipamentos novos, sem uso e a maioria deles sem condição de serem instalados nas escolas. pic.twitter.com/3Eu4ijFcRp
— Jorginho Mello (@jorginhomello) March 2, 2023
Ele ressaltou que é necessário planejamento e cuidado antes de comprar equipamentos e que é preciso mudar a rede elétrica e preparar os laboratórios de informática das escolas. Os equipamentos incluem lousas digitais, computadores e laptops que estão armazenados no almoxarifado da Secretaria de Educação. A recuperação da rede elétrica das escolas para instalação dos equipamentos eletrônicos e ares-condicionados é uma das prioridades da gestão.
A formação de professores para utilização de equipamentos também está sendo organizada pela secretaria. Além disso, a Secretaria está trabalhando em projetos de adequação estrutural e de acessibilidade para recuperação e reforma das escolas.
Há licitações em andamento para a contratação de projetos e execução das redes elétricas. Mais de 3,7 mil lousas digitais, cerca de 4 mil mini computadores de uso exclusivo das escolas e mais de 4,5 mil notebooks serão distribuídos aos professores efetivos e também para uso exclusivo em todo espaço escolar.
O coordenador do Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Santa Catarina afirmou que o sindicato denuncia essa realidade há anos e que é necessário avançar no uso da tecnologia, mas a estruturação das escolas é prioridade.
A situação descrita revela um problema que vai além do desperdício de recursos públicos. A falta de infraestrutura básica nas escolas impede que os equipamentos educativos adquiridos pelo governo possam ser utilizados de forma efetiva, comprometendo a qualidade do ensino e prejudicando alunos e professores.
É preciso que o investimento em tecnologia seja acompanhado de um plano de melhoria da infraestrutura elétrica e estrutural das escolas, garantindo que os equipamentos possam ser instalados e utilizados de maneira adequada.
Além disso, é fundamental que haja um diálogo entre governo e sindicato para que sejam encontradas soluções conjuntas e duradouras para o problema. A recuperação da rede elétrica e a formação de professores para utilização dos equipamentos são passos importantes nessa direção.
A distribuição dos equipamentos aos professores e para uso em todo espaço escolar também é uma medida positiva, mas é preciso que as escolas estejam devidamente equipadas para recebê-los.