Guarda Ambiental captura “Guaxinim mão-pelada” em plena Av. Atlântica

Na noite de domingo (26), às 23h, a Guarda Municipal foi acionada via central de operações 153, para atender a ocorrência de um animal que estaria circulando na Avenida Atlântica, próximo à Rua 4500 na Barra Sul. No local, a GM realizou a captura de um animal, identificado como Mão-pelada, espécie de guaxinim-sul-americano.

O Mão-pelada foi levado ao zoológico municipal e passará por atendimento veterinário, que caso apresente boas condições será liberado para natureza.

Sobre o animal

O mão-pelada (Procyon Cancrivorus) é um mamífero carnívoro da família dos procionídeos, também conhecido pelos nomes de guaxinim – sul-americano, jaguacinim jaguacampeba, jaguaracambé, iguanara, guaxo e cachorro-do-mangue. Esta espécie tem uma distribuição geográfica ampla, habitando a região que vai da Costa Rica à América do Sul, abrangendo todo o Brasil e o norte da Argentina e do Uruguai.

É um animal solitário, noturno e terrestre, mede cerca de 60 centímetros de comprimento e vive próximo a fontes de água, como rios, mangues, praias, baías e lagoas. Contudo, pode ser encontrado em áreas não-aquáticas em determinadas épocas do ano, ocorrendo em todos os biomas brasileiros: cerrado, Amazônia, caatinga, pantanal, mata atlântica e pampas.

Comente Abaixo