Homem rompe isolamento e vai responder por dois crimes em Brusque

Publicidade

Um rapaz de 19 anos, morador do bairro Águas Claras, no município de Brusque, saiu de casa depois de ter sido comunicado que o teste para Covid-19 havia dado positivo. O rompimento social foi registrado no sábado (25). E pelo ato, o jovem vai ter que responder por dois crimes.

De acordo com o Subcomandante do Batalhão da PM (Polícia Militar) de Brusque, Ciro Adriano da Silva, pela manhã uma equipe da Secretaria Municipal da Saúde fez contato telefônico e avisado que o resultado do teste do rapaz havia dado positivo para coronavírus. Na ligação, os profissionais da saúde avisaram também que iriam até a casa dele para levar as notificações e o termo de isolamento.

Ainda segundo o Subcomandante, nesse meio tempo, enquanto a equipe se dirigia para a residência do rapaz, ele saiu de casa e desapareceu.

Publicidade

Com isso, equipes da saúde, Polícia Civil e policiais da PM realizaram buscas ao longo do dia atrás do jovem.

Somente por volta das 21h30 do sábado é que a Secretaria de Saúde foi informada de que o rapaz havia retornado para casa.

“Com isso, a PM foi até a casa dele e lavrou um Termo Circunstanciado pelos crimes de infringir determinação do poder público, destinada a impedir introdução ou propagação de doença contagiosa e por desobediência à ordem legal de isolamento social”, disse o Subcomandante.

Após assinar o Termo se comprometendo a comparecer em audiência no Juizado Especial Criminal, o rapaz foi liberado para cumprir a quarentena em casa.

De acordo com o Código Penal, a infração de medida sanitária preventiva, prevista no Art. 268 tem pena de detenção, de um mês a um ano, e multa. Já o Art. 330: desobedecer a ordem legal de funcionário público, tem como pena a detenção, de quinze dias a seis meses, e multa.

“A gente espera agora que ele cumpra. E caso descumpra o isolamento, ele pode ser enquadrado novamente”, salientou o Subcomandante.

Alerta para a população

O secretário de Saúde de Brusque, Humberto Martins Fornari, gravou um vídeo sobre o caso e publicou numa rede social. Na publicação, o médico destaca que o paciente não é morador da cidade e que teria vindo visitar a mãe. Fornari disse ainda que a vizinhança, bem como os familiares foram avisados sobre o resultado do teste.

“Acreditamos que a doença ele tenha trazido de fora porque ele está a poucos dias em Brusque. E no histórico dele tem a convivência com um tio que está em internação hospitalar por doença respiratória e então por isso ele passou pelo nosso centro de triagem, foi realizado o exame e foi confirmado na sexta (24)”, explicou o Secretário.

Ainda no vídeo, Fornari falou sobre a importância da convivência responsável e de como é difícil estar em isolamento.

“Sabemos o quanto é difícil ter que abdicar da liberdade do ir e vir, mas nesse momento nós precisamos ter essa responsabilidade”, completou.

Números de casos

De acordo com os dados repassados pelo Governo de Santa Catarina, a cidade de Brusque conta com 37 casos confirmados de coronavírus.

Publicidade