Idoso morre na fila para receber vacina contra Covid-19

Um idoso de 66 anos morreu neste sábado (10) enquanto aguardava na fila para receber a primeira dose da vacina contra a Covid-19. O caso ocorreu em Indaial, no Vale do Itajaí. Ele teve uma parada cardiorrespiratória, segundo a prefeitura.

O fato ocorreu no Parque Municipal Jorge Hardt, onde havia um drive-thru de vacinação. O idoso tinha histórico de cardiopatia crônica e fez cateterismo em 2019, conforme a prefeitura.

Neste sábado, ele sofreu mal súbito, que evoluiu rapidamente para uma parada cardiorrespiratória. Inicialmente, ele foi atendido pela equipe médica que estava no local, médico, enfermeiro e técnicos que estavam trabalhando na Central de Vacinação. Esses profissionais prestaram os primeiros atendimentos.

Em seguida, foi chamado o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). A equipe médica de vacinação fez 20 minutos de reanimação cardiorrespiratória até a chegada da ambulância e do helicóptero do Corpo de Bombeiros.

Ao chegar, o Samu fez procedimento de massagem cardíaca. O idoso reagiu bem, mas depois teve outra parada cardiorrespiratória.

Conforme a prefeitura, os procedimentos para reanimação foram repetidos. Porém, o paciente não resistiu e morreu no local. O corpo foi levado ao Hospital Beatriz Ramos, em Indaial, para constatação do óbito.

A vacinação no Parque Municipal Jorge Hardt não foi interrompida por causa do atendimento ao idoso. Neste sábado, o município vacinou contra a Covid-19 pessoas com 38 anos ou mais, trabalhadores da indústria acima de 18 anos e moradores que estavam no prazo para receber a segunda dose.

G1 SC