Idosos participam de palestra sobre Defesa Pessoal em Balneário Camboriú

Para ensinar e orientar os idosos a se protegerem de assaltos e golpes de estelionatários, ocorreu na tarde deste sábado (20), uma palestra sobre Defesa Pessoal.  A aula promovida  pela Prefeitura de Balneário Camboriú, por meio da Secretaria da Pessoa Idosa, foi ministrada pelos instrutores Natanael Miranda e Felipe Dantas.
Na primeira parte, os instrutores deram orientações, aos mais de 30 idosos que participaram sobre cuidados ao passar informações a estranhos. “Quando estamos na rua, encontramos alguém simpático e começamos a conversar. Temos que tomar cuidado com que é dito, como informações pessoais. Não sabemos qual é a índole da pessoa”, comentou Natanael Miranda.
Outras orientações passadas foram como não cair em golpes de estelionatários por telefone e sobre cuidados com informações nas redes sociais. Os instrutores também deram dicas de andar com cópias autenticadas dos documentos para caso a pessoa sofra um assalto, não precise ter o trabalho de fazer a documentação novamente.
Além dessas orientações, os idosos fizeram alongamento com o professor de educação física, Bernardo Zago, para a aula prática de defesa pessoal. Nela, os instrutores orientaram a só reagir em caso de risco à vida. “Se um assaltante quiser levar a sua bolsa, deixe e não reaja. Bens matérias conseguimos recuperar, nossas vidas não”, explicou Natanael que também ensinou técnicas para sair de agarrões, caídas, três passos do golpe e técnicas de defesas extremas.
Atenta a aula e aos ensinamentos, a aposentada Edicleia Guedes, 67, ficou muito agradecida pelos ensinamentos. “Amei a palestra. Nos dias de hoje é muito importante para gente aprender essas técnicas. Todos, independente da idade, deveriam assistir”, contou.
________
Informações Adicionais:

Secretaria da Pessoa Idosa
(47) 3261-5300