Inpe anuncia que Amazônia teve outubro com menor número de queimadas em 21 anos

Publicidade

O Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) anunciou, nesta sexta (1º), que a Amazônia teve o menor número de queimadas para um mês de outubro desde 1998.

As imagens de satélite detectaram 7.855 focos de incêndio em toda a Amazônia. É o menor número de queimadas já registrado na região nos meses de outubro desde 1998, quando o Inpe começou a fazer o monitoramento.

Em outubro de 2018 foram 10.654. O número só tinha ficado abaixo de dez mil focos duas vezes: em 1998 e em 2011.

Publicidade

No acumulado do ano, o Inpe já registrou 74 mil focos de queimadas na Amazônia, número menor do que a média dos últimos 20 anos para esse período, que é de 92 mil, e maior do que a média dos últimos dez anos, que é de 68 mil.

Em agosto, o presidente Jair Bolsonaro autorizou o uso das Forças Armadas no combate aos incêndios na Amazônia.

Pesquisadores avaliam que essa queda histórica em outubro é resultado de vários fatores, como o início do período de chuvas e as medidas adotadas pelo governo.

“Esse ano foi mais baixo, provavelmente por conta da pressão internacional, nacional, preocupação com a Amazônia. E também, eu acho, que os decretos, tanto a GLO quanto a moratória, devem ter tido um impacto. Então, ter o Exército, ter o Ibama no campo, ter as secretarias estaduais de Meio Ambiente funcionando, multando, fazendo operações, foi, eu acho, muito importante para inibir as queimadas na região nesse período”, disse Anne Alencar, diretora do Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia.

Publicidade