28.3 C
Balneário Camboriú
13 junho 2024
More
    Início BALNEÁRIO CAMBORIÚ Itajaí, Camboriú, Balneário e Brusque formalizam novo polo tecnológico regional em Santa...

    Itajaí, Camboriú, Balneário e Brusque formalizam novo polo tecnológico regional em Santa Catarina

    Publicidade

    Entre os três principais polos de tecnologia de Santa Catarina – Florianópolis, Blumenau e Joinville – há uma região economicamente forte e diversificada (baseada em turismo, construção civil, setor portuário e têxtil) mas ainda bem distante do desenvolvimento inovador visto nas maiores cidades do estado.

    Representada principalmente pelos municípios de Itajaí (que tem o segundo maior PIB do estado), Balneário Camboriú, Camboriú e Brusque, a região entre a foz e o vale do rio Itajaí-Açu conta desde esta terça-feira, 28 de janeiro, com o projeto de um polo tecnológico próprio, para unir as ações encabeçadas por entidades associativas da região e desenvolver também outras iniciativas de inovação e eventos para as comunidades empreendedoras.

    PoloTech Vale/Foz do Itajaí foi apresentado durante evento na manhã desta terça, no Centro de Incubação, Tecnologia e Inovação de Brusque e marcou também a conexão com os demais polos regionais agregados à Associação Catarinense de Tecnologia (Acate). A iniciativa partiu de empresários locais e de coordenadores de núcleos de inovação na região, que não tinham uma pauta conjunta de desenvolvimento e acabavam tocando projetos individualmente – o que dificultava o engajamento e a mobilização da região como um todo.

    Publicidade

    Em 2019, nas primeiras reuniões deste grupo, ficou evidente a necessidade de um modelo de desenvolvimento colaborativo, pensando em toda a microrregião, já que as cidades são muito próximas (a distância de Brusque a Balneário Camboriú, por exemplo, é de 42 km). A região, segundo dados da Acate, concentra mais de 100 empresas de base tecnológica.

    Entre as ações do PoloTech previstas para 2020, estão a realização de eventos (meetups técnicos) em cada uma das quatro cidades, criação de marca, missões a eventos como o Startup Summit (que acontece em agosto em Florianópolis) além de projetos para atração de talentos para as empresas de TI locais.

    “Seremos o primeiro polo catarinense de inovação estrategicamente construído a várias mãos, formado por municípios com vocações diferentes”, diz Nelson Oliveira, Presidente da BC Investimentos

    Para o vice-presidente de Novos Negócios e Inovação da Associação Comercial e Industrial de Itajaí, João O. dos Santos, as ações feitas isoladamente em cada município não representavam o potencial econômico da região. “De uma forma unificada, temos a chance de fazer um planejamento macro com todas as cidades da Associação dos Municípios da Foz do Rio Itajaí (AMFRI) e Brusque, para idealizarmos um setor de tecnologia forte também na nossa região”.

    “Seremos o primeiro polo catarinense de inovação estrategicamente construído a várias mãos, formado por municípios com vocações diferentes, em uma iniciativa que reflete também alinhamento de lideranças para alavancar e potencializar soluções para o mercado regional”, reforça Nelson Oliveira, presidente da BC Investimentos.

    CONEXÃO COM A COMUNIDADE EMPREENDEDORA LOCAL

    Antes mesmo das entidades empresariais desenharem um modelo formal de polo tecnológico, um grupo de empreendedores da região (principalmente de Itajaí e Balneário Camboriú) começou a desenvolver, de maneira independente e informal, a comunidade Costa Valley, que promoveu um total de 22 encontros e palestras sobre tecnologia e inovação nos últimos dois anos – entre eles um meetup do programa Startup SC, em outubro passado – reunindo um total de 2,7 mil pessoas.

    “O Polo Tech e a comunidade Costa Valley são frentes distintas, e nosso papel é estimular a comunidade de novos empreendedores na região, por meio de eventos e de networking, por exemplo. Mas as ações que fizemos também ajudam a impactam e desenvolver o polo local e queremos trazer um pouco dessa nossa visão e experiência para o fórum dos empresários”, explica Jones Augusto Boeck, um dos membros do Costa Valley e responsável por apresentar o grupo durante o lançamento do PoloTech.

    Em fevereiro, a comunidade fará um evento de apresentação das ações previstas para o ano e também de suas verticais de negócio: fintech, construtech, marketing, vendas, empreendedorismo feminino, desenvolvedores e logística. Estão previstos dois meetups neste ano (em março e novembro) e as cidades da região vão sediar cinco edições do Startup Weekend, um dos mais importantes eventos de formação e inspiração empreendedora do mundo: SW Brusque (abril), SW Logística Itajaí (junho), SW Balneário Camboriú (agosto), SW Construtech (outubro) e SW Women (novembro), ambos em Balneário Camboriú).

    Publicidade
    error: Este conteúdo é protegido. As fontes estão mencionadas no final da matéria.