ITAJAÍ: Centro de Educação Infantil promove palestra sobre Autismo

Publicidade

O Centro de Educação Infantil (CEI) Profª Rosemary Klock, no bairro Dom Bosco, promoveu na última terça-feira (02), palestra sobre autismo com o fonoaudiólogo e psicopedagogo Miguel Antônio Higuera Cancino. O propósito foi orientar os profissionais desta unidade, como devem proceder com as crianças com este tipo de transtorno, quais as características, os níveis, e o que é possível ser feito para que eles possam desenvolver as suas potencialidades, comunicação e interação social.

Para o presidente da Associação de Pais e Professores (APP) Alisson Lelis de Aquino Guedes a palestra foi muito interessante. “Pudemos ter uma noção de como a família deve lidar, e incentivar seu filho a desenvolver toda a sua capacidade e o seu potencial, independente do grau de espectro em que a criança se encontra”, disse.

A professora Silvana Azevedo Cristofóli destacou que o tema é importante. “Não podemos fechar os olhos, devemos conhecer um pouco melhor as características do autista para poder compreendê-los e auxiliá-los”. Já a professora Suzana Silva destacou que a palestra foi de grande aprendizado, salientando: “Ficou claro que o autismo é um transtorno do desenvolvimento da criança, com compromentimento da interação social e da comunicação, e não é uma doença”.

Publicidade

Para a diretora do CEI, Érika Schultz Nogarolle, o tema abordado foi um bom aprendizado, “pois é grande o número de crianças com diagnóstico tardio, e até mesmo sem diagnóstico, e com isso dificultando o trabalho das professoras em sala de aula”, argumentou. Destacou ainda a diretora que “o diagnóstico precoce é a melhor maneira para desenvolver as habilidades e capacidades da criança, pois no transtorno do espectro autista a interação entre terapeutas, a família e a escola é a forma de garantir um adequado processo de inclusão social e escolar”.

Além dos funcionários do CEI, participaram da palestra representantes do Centro Municipal de Educação Alternativa de Itajaí (Cemespi), da Associação de Deficientes Visuais de Itajaí e Região (Advir), da Secretaria de Educação e pais de alunos.
Palestrante
Miguel Antônio Higuera Cancino é coacher comunicacional do Centro Clínico e de Capacitação Dynamis Brasil, especialistas em Autismo, Síndrome de Asperger, Síndrome de Down, Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) e Transtornos do Desenvolvimento da Linguagem. É licenciado em Ciências da Saúde pela Universidade do Chile, professor de mestrado de neurociências na Universidade Finis Terrae (Santiago Chile), colaborador do site www.autismo.org.com, além de ser pai um menino autista severo, de 14 anos. É autor do livro “Transtornos Invasivos do Desenvolvimento e da Comunicação”.

 

____________________________

Informações adicionais:
Secretaria Municipal de Educação
(47) 3249-3300

Publicidade