Itajaí tem baixa adesão à vacinação contra gripe Influenza

Secretaria de Saúde reforça a importância dos grupos prioritários fazerem a imunização nas unidades básicas de saúde.

Mesmo com a queda nas temperaturas, nos últimos dias, ainda não é satisfatório, segundo Secretaria de Saúde de Itajaí, o numero de pessoas que têm procurado pela vacina contra a gripe Influenza na rede pública. O Município apela para que idosos, gestantes, pais e responsáveis por crianças menores de cinco anos, doentes crônicos e professores, que têm direito à vacina, procurem os postos de saúde para serem imunizados. Nos sete primeiros dias de campanha apenas 10.203 pessoas procuraram as unidades básicas de saúde para de vacinar – 17,7% do público-alvo. A meta é imunizar 57.322 pessoas dos grupos prioritários. A campanha segue até 26 de maio.

Podem se vacinar contra gripe idosos com 60 anos ou mais, doentes crônicos, crianças maiores de seis meses e menores de cinco anos, gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), professores das redes pública e privada, trabalhadores de saúde, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas, população privada de liberdade e os funcionários do sistema prisional. As doses são oferecidas gratuitamente em todas as 28 unidades de saúde do município.

“A campanha contra a gripe começa antes do período de maior sazonalidade da doença, ou seja, um pouco antes do inverno chegar, porque com a mudança de temperatura as pessoas ficam mais vulneráveis aos vírus. Estamos muito preocupados, pois os dados nos mostram uma procura muito baixa da população pela imunização, principalmente por idosos, crianças e gestantes – grupos vulneráveis que quando desenvolvem a doença seu sistema imunológico tem maior dificuldade para chegar a cura. É muito importante que as pessoas que estão nos grupos prioritários se vacinem o quanto antes para evitar a circulação desses vírus”, pontua a gerente de Imunização, Mirela Corrêa.

A vacina oferecida na rede pública é trivalente e protege contra os vírus H1N1, H2N3 e Influenza B – considerados vírus com índice de mortalidade grande. Em 2017, Itajaí já registrou um caso confirmado de gripe A.

Dia D de vacinação

Quem não conseguir fazer a vacina durante a semana poderá tomar a dose no sábado, dia 13 de maio, quando ocorre o Dia D de vacinação contra a doença. Nessa data, todas as unidades básicas de saúde estarão abertas das 8h às 17h para imunização dos grupos prioritários.

Para fazer a vacina contra gripe é necessário apresentar o Cartão do SUS, documento de identidade e carteira de vacina, além do registro profissional de cada categoria beneficiada com a vacinação.

___________________________________
Informações adicionais:
Secretaria da Saúde de Itajaí
Departamento de Vigilância Epidemiológica
(47) 3249-5500