Itajaí tem casos suspeito de reinfecção por coronavírus

O primeiro caso suspeito de reinfecção de coronavírus em Itajaí foi registrado na quinta-feira. A suspeita foi relatada pelo hospital Marieta Konder Bornhausen, envolvendo uma paciente que testou positivo pra covid-19 em 17 de junho e que, em 11 de novembro, voltou a procurar o hospital e foi novamente confirmada com a doença. O caso foi encaminhado pra análise da vigilância Epidemiológica de Itajaí. As duas amostras seriam enviadas ao laboratório Central do Estado (Lacen) pra investigar a possível reinfecção.

De acordo com o hospital Marieta, em junho a mulher teve laudo positivo pelo laboratório Genolab, após procurar a unidade com perda de paladar, dor no corpo, febre e dor de cabeça, que estão entre os sintomas da doença. Na quarta-feira passada, a paciente voltou ao hospital com sinais gripais. “Pelo protocolo, novo exame de coronavírus foi realizado e novamente o laudo foi positivo para covid-19 pelo exame do laboratório Genolab”, informou o Marieta em nota.

Nos dois exames foram feitas fichas de investigação e posteriormente encaminhadas para à Vigilância Epidemiológica do município, segundo o hospital. “Para ser caracterizado um caso diagnóstico de reinfecção, no entanto, devem ser comparadas as duas amostras de material coletado com o prazo de 90 dias entre elas”, relatou o hospital. Conforme norma de nota técnica do ministério da Saúde, as duas amostras devem ser enviadas ao Lacen para que o caso seja confirmado ou não como reinfecção da doença.

Pelo menos outros seis casos de suspeita de reinfecção de covid-19 estão em análise em Santa Catarina. A diretoria Estadual de Vigilância Epidemiológica não divulgou os locais de origem desses pacientes, mas dois deles seriam de Camboriú. No Brasil, eram ao menos 95 casos de reinfecções suspeitas até final de outubro. Esses tipos de casos são monitorados pela organização Mundial de Saúde (OMS), pra tentar identificar o comportamento do vírus, possíveis mutações genéticas e eventuais impactos nos estudos das vacinas que estão sendo testadas.

Por Diarinho
Comente Abaixo