Itajaí terá binário nas avenidas Marcos Konder e 7 de Setembro

Publicidade

A avenida Coronel Marcos Konder, via que corta toda área central de Itajaí, adotará sentindo único a partir da próxima semana. A medida é considerada a maior alteração de trânsito da história da cidade. As alterações também se estendem para a avenida Abrahão João Francisco (Contorno Sul) e as ruas João Bauer e Silva, no Centro, e passam a valer a partir de segunda-feira (21). Essas mudanças são a continuidade das transformações no trânsito, geradoras da revolução na mobilidade urbana do município. Sete de Setembro e Marcos Konder formarão um novo binário, o quarto implantado desde o último ano.

O sentido único da avenida Marcos Konder será em direção ao bairro Fazenda desde o cruzamento com a rua Heitor Liberato até a Contorno Sul que, por sua vez, também estará em sentido único do cruzamento com a rua Uruguai até o encontro com a avenida Sete de Setembro. O trecho de quase dois quilômetros ganhará quatro pistas e possibilitará o aumento da capacidade viária da região.

Para que o binário funcione de forma mais eficiente a rua Silva também ficará em sentido único no trecho entre a rua Cônego Tomás Fontes e a avenida Marcos Konder em direção à rua Heitor Liberato. Já a Sete de Setembro permanece sem alterações com sentido único desde o encontro com a Contorno Sul até o cruzamento com a rua Hercílio Luz. O trânsito segue na mesma direção na rua Cônego Tomás Fontes até o cruzamento com a rua Silva.

Publicidade

Além das alterações nas vias principais, outras mudanças vão facilitar a vida dos motoristas na transição entre os principais binários. A rua João Bauer terá a mão dupla ampliada da rua Treze de Maio até o encontro com a avenida Marcos Konder e a rua Alércio de Souza Flor. Por sua vez, a Alércio de Souza Flor ficará com o trânsito em sentido oposto, na direção da avenida Joca Brandão para a Marcos Konder. A modificação dará agilidade no trânsito local e evitará os conflitos de rotas na Uruguai e na Marcos Konder.

Uruguai e Beira-Rio são opções para quem segue aos bairros

Sete de Setembro e Uruguai serão os dois corredores de deslocamentos em direção aos bairros de Itajaí. Segundo os estudos realizados pelos técnicos da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano e Habitação, a rua Uruguai deve ser a opção dos cidadãos vindos de Balneário Camboriú em direção dos bairros da cidade. Já a rua Sete de Setembro deve ficar com o trânsito focado nos destinos do Centro e suas proximidades, além dos motoristas que desejam chegar a região de Cordeiros.

Quem vem dos bairros Fazenda, Praia Brava ou até de Balneário Camboriú pela avenida Osvaldo Reis e tem como destino os bairros Vila Operária, São Judas, Dom Bosco, São João, São Vicente e Cidade Nova, a prioridade é a rua Uruguai. No cruzamento entre a Sete de Setembro e a rua Expedicionário Marqueti, a indicação é dobrar à esquerda na rua Antônio Caetano para acessar a Uruguai. Tachões refletivos serão instalados na avenida Sete de Setembro para organizar o trânsito e indicar aos veículos das pistas da esquerda para a conversão.

Ao seguir pela rua Uruguai, é possível ainda ir para a Ressacada e para a BR-101 depois do cruzamento com a avenida Abrahão João Francisco (Contorno Sul). Já no cruzamento com a rua Brusque, é possível seguir em direção ao Dom Bosco.

Com a ligação possibilitada pelas desapropriações e prolongamento da rua Uruguai, até a rua Alfredo Trompowski, o acesso aos bairros Vila Operária e São Judas é simplificado em um trajeto sem conversões. O trânsito vai desembocar na rua Heitor Liberato, após mais de quatro quilômetros de trajeto em um corredor de deslocamento sem desvios. A partir do encontro com a rua Heitor Liberato, o fluxo segue nas direções dos bairros São João, São Vicente e Cidade Nova em direção à rodovia BR-101.

Outra opção de deslocamento é a avenida Ministro Victor Konder, a Beira-Rio. Da avenida Osvaldo Reis, os motoristas entram obrigatoriamente na rua Florianópolis e podem converter à direita para a rua Onze de Junho e de lá acessar a Beira-Rio. O percurso segue pela avenida Prefeito Paulo Bauer até chegar na rua Silva. Da rua Silva, o caminho mais indicado é a conversão à direita para seguir pela rua Blumenau como melhor rota para os bairros Barra do Rio, Imaruí e toda a região de Cordeiros

Cidade interligada por um novo modelo de mobilidade

O novo binário formado pelas avenidas Marcos Konder e Sete de Setembro é a continuação das transformações que revolucionaram o trânsito em 2020. Com a desapropriação de imóveis, abertura e prolongamento de novas ruas, o Município de Itajaí aumentou a capilaridade e as opções de deslocamento.

Em binários, esta é a quarta mudança desde o ano passado. Umbelino de Brito e Uruguai; Brusque e Juvenal Garcia; e Alberto Werner e José Eugênio Müller iniciaram as mudanças também com inversão de sentido, implantação de mão única e alterações no trânsito. Outras vias, como as ruas Aleixo Maba e Alferdo Eicke receberam ampliação de pista. Já a antiga rótula do Vanolli, foi substituída por um retorno de quadra formado pelas ruas José Pereira Liberato, Luciano Pinheiro da Silva e Domingos Laureano. Modificações que já fazem parte da vida dos itajaienses e trouxeram agilidade e melhoria no trânsito.

Publicidade