Itajaí: Volnei anuncia mais três secretários

Celso Dellagiustina assume a Saúde; Elisete Furtado responderá pela Educação e Amarildo Madeira comanda Obras

O prefeito eleito de Itajaí, Volnei Morastoni (PMDB), anunciou mais três nomes que farão parte do secretariado municipal, que toma posse em 1º de janeiro de 2017. Entre os escolhidos estão o médico Celso Dellagiustina na secretaria de Saúde, a pedagoga Elisete Furtado na Educação, e o engenheiro Amarildo Madeira em Obras.

Saúde
Médico e advogado, Celso Dellagiustina, 65 anos, já se elegeu vereador pelo MDB, atual PMDB, foi presidente da Câmara e assumiu a prefeitura de Rio do Sul em uma eleição indireta. Foi secretário de Saúde de Rio do Sul, Itapema, Bombinhas e Lontras. Também foi coordenador da Comissão Intergestores Bipartite e membro da Comissão Intergestores Tripartite, que define políticas públicas de saúde no país. É consultor em gestão de saúde pública e membro titular da Câmara Técnica Nacional de Ortopedia e Traumatologia do Ministério da Saúde. Ele conta que aceitou ser secretário da Saúde pela amizade de anos que tem com Volnei Morastoni. Seu desafio será a reorganização da pasta. “Vamos priorizar o que é finalidade, que é a atenção básica. Queremos regularizar as filas do município e colocar critérios e protocolos pra que não voltem a ocorrer. Também vamos tocar a média complexidade (laboratórios e UPAs) dentro dos princípios do SUS”, comenta.

Educação
Já Elisete Furtado, que assume a Educação, tem 54 anos e é natural de Itajaí. Pedagoga, a nova secretária é formada em Orientação Educacional, Anos Iniciais e Ensino Médio, tem pós-graduação em Alfabetização e Orientação Educacional e já participou do último governo de Volnei na mesma pasta. Possui 37 anos de experiência na rede municipal como professora, supervisora, orientadora e diretora, além de ter assumido vários cargos dentro da secretaria de Educação. Atualmente, é palestrante, professora universitária e consultora.
Na cidade, diz que são vários os desafios em função das dificuldades financeiras. Porém, segundo ela, a equipe é muito competente. “Vamos trabalhar na questão da formação de professor e também na ampliação do ensino integral, que é proposta de governo já para os primeiros momentos”, conta.
Nome conhecido dos itajaienses, Amarildo Madeira vai tocar a secretaria de Obras. Atual secretário de Urbanismo do governo de Jandir Bellini (PP), ele é funcionário efetivo da prefeitura. Formado em engenharia, já foi coordenador Técnico de Planejamento Estratégico na secretaria de Planejamento, Orçamento e Gestão. A reportagem não conseguiu contato com ele ontem.

Aprovados
Nesta semana, a Câmara de Vereadores de Itajaí fez uma arguição pública com os indicados pelo prefeito eleito, Volnei Morastoni, para a Superintendência do Porto de Itajaí – Marcelo Werner Salles – e para a Direção-Geral do Semasa – Marcelo Almir Sodré de Souza. Após responderem questionamentos dos vereadores, os dois nomes foram aprovados por unanimidade.
Esta foi a primeira vez que a indicação para os cargos passou previamente pelo legislativo. O objetivo da sabatina é garantir que os postulantes estejam tecnicamente aptos a assumir os cargos.

(Por Diarinho)

Comente Abaixo