Jaime Lerner deve assinar macroprojeto pra Balneário Camboriú

A prefeitura de Balneário Camboriú está contratando o escritório do arquiteto paranaense Jaime Lerner pra elaborar o plano de Diretrizes de Macroestruturação Urbana, que envolve estudos urbanísticos para o desenvolvimento da região sul da cidade.

O foco do projeto está voltado para os bairros da Barra, São Judas e Nova Esperança, além da região das praias agrestes e Interpraias, explicou o prefeito Fabrício Oliveira (PSB).
O edital de dispensa de licitação, por se tratar de contratação de serviços técnicos de “natureza singular, com notória especialização”, foi publicado esta semana e prevê um prazo de sete meses pra elaboração do plano. O escritório deve ser contratado por R$ 1,3 milhão.

De acordo com o Jornal Página 3, a tentativa de contratar o escritório de Lerner vem de muitos anos, desde o primeiro governo de Leonel Pavan. Já no governo Piriquito a coisa quase se concretizou, Lerner chegou a aparecer em um filme na internet com o ex-prefeito e o ex-secretário do Planejamento Auri Pavoni.

De acordo com o prefeito, já há tratativas em andamento, mas o contrato ainda não foi fechado. Fabrício é quem está conduzindo o tema e deve divulgar mais detalhes na próxima semana, quando volta de um fórum sobre mobilidade nos Estados Unidos.
O estudo será feito com base no plano diretor e outras diretrizes do município, mas deve consultar também a opinião da população. São propostas na área do turismo, economia e urbanismo, prevendo o desenvolvimento sustentável.

Cidade para o futuro

Por telefone, direto dos EUA, Fabrício Oliveira explicou à reportagem que pretende planejar o crescimento da região Sul com foco numa cidade para o futuro. “Os resultados de uma cidade não planejada são sentidos negativamente. Nossa preocupação é com o legado para Balneário Camboriú e não com os governos”, disse.

Ele adiantou que serão levantadas propostas pra melhoria da qualidade de vida e pro desenvolvimento sustentável de Balneário, criando novas oportunidades de emprego e renda. Fabrício destaca o centro de Eventos, que fica no bairro Nova Esperança, e as praias agrestes como pontos que precisam aderir ao turismo sustentável. “A economia precisa ser revigorada, vocacionando espaços de maneira sustentável”, continuou.

“Grife” da arquitetura

O escritório de Jaime Lerner ganhou fama mundial, quando ele atuou na vida pública, revolucionando urbanisticamente a capital do Paraná, Curitiba. Ele foi eleito prefeito de Curitiba três vezes e depois por dois mandatos governador do Paraná.

Arquiteto e urbanista por formação, os projetos implantados em Curitiba nas áreas de transportes, meio ambiente e urbanismo tornaram a capital paranaense referência em planejamento urbano mundo afora.

Depois de largar a política, Lerner investiu o seu nome e know how para consultorias urbanísticas em todo o Brasil.

Os estudos reúnem dados sobre economia, índices sociais, de transporte, meio ambiente e turismo, dando base pra definição de diretrizes urbanísticas. O escritório desenvolve projetos em diversas cidades do Brasil e no exterior. Em Santa Catarina, a assinatura dele está em projetos de bairros planejados previstos pra serem construídos em Navegantes, Porto Belo e Joinville.

Por Diarinho

Comente Abaixo