Janeiro Branco: CAPS apresenta ações alusivas ao mês de conscientização sobre saúde mental

O mês de janeiro é marcado pela mobilização nacional de conscientização da saúde mental, por meio da Campanha Janeiro Branco, que tem como objetivo alertar, durante o primeiro mês do ano, sobre a necessidade dos cuidados em relação à saúde mental.

O Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) elaborou ações alusivas ao Janeiro Branco, como a capacitação de atenção básica, trabalhando o acolhimento e a escuta qualificada; a ampliação dos acolhimentos, com agendamento extra e acolhimento liberado nos CAPS; elaboração de vídeos institucionais; e decoração em branco das unidades.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), atualmente doenças como ansiedade severa e depressão têm aumentado na população e, ainda de acordo com o orgão, são as doenças mais incapacitantes do planeta.

De acordo com o Diretor de Ações Especializadas da Secretaria de Saúde, Victor Moreira, ter saúde mental não é apenas não apresentar sintomas configurados como sofrimento, mas possuir uma qualidade de vida, com relações afetivas que promovam proteção e cuidado, condição financeira adequada e realização de atividades promotoras de prazer. “Trabalhar este tema é insistir no autocuidado, sinalizando que este é o passo mais importante”, afirma o diretor.

Para acompanhar mais sobre a campanha acesse o site www.janeirobranco.com.br e o Instagram @janeirobrancobc.