Lacradas mais nove ligações irregulares de esgoto caindo nos Rios Marambaia e das Ostras

Mais nove imóveis foram autuados e tiveram lacradas as ligações irregulares de esgoto, por despejo dos dejetos direto nos Rios Marambaia e das Ostras. As irregularidades foram identificadas pelas equipes do Programa Se Liga na Rede, da Emasa, durante as fiscalizações de rotina nos últimos dois dias, da situação das ligações hidrossanitárias em todos os bairros da cidade.

Rio Marambaia



Na manhã desta sexta-feira (05), durante a vistoria na Avenida Brasil, próximo à Rua 1901, foi identificado um estabelecimento comercial com ligação irregular de esgoto: um tanque, dois banheiros e uma pia, conectados direto com as saídas para o Rio Marambaia. “Por ter vários pontos conectados irregularmente, foi realizada a supressão no fornecimento de água e o proprietário foi multado em 2 UFM, com o prazo de cinco dias para regularizar”, disse a fiscal Sanitarista, Beatriz Nunes.

Já na quinta-feira (04), durante vídeo inspeção no Bairro das Nações, foram identificadas duas casas com ligações irregulares tendo como destino, o esgoto despejado no Rio Marambaia. Na Rua Síria, a casa estava lançando o esgoto na drenagem pluvial. Teve o lacre feito na rede de esgoto, multa de 2 UFM e cinco dias para regularização. E na Rua Panamá, a casa estava com a pia da cozinha conectada na drenagem pluvial. Foi feito lacre na saída da pia, e também multa de 2 UFM e prazo de cinco dias para regularizar.

Rio das Ostras

Ainda na quinta-feira (04), durante vistoria na região Sul da cidade, a equipe identificou três casas na Rua Donaciano Santos, na Barra, com esgoto ligado direto no Rio das Ostras. E no Bairro São Judas, na Rua Aquiles da Costa, outras três casas com a rede de esgoto ligada na drenagem pluvial que tinha como destino, também o Rio das Ostras. Pelo difícil acesso, as seis casas tiveram o lacre feito na ligação de água e foram autuadas em 2 UFM, com prazo de cinco dias para regularização.

Fiscalização intensificada

Desde 2018, o Programa Se Liga na Rede passou a lacrar as ligações irregulares de esgoto, principalmente na região da Bacia do Marambaia, sendo uma das ações para a revitalização do Rio. Até o momento foram cerca de 49 lacres individuais em diversas localidades e uma rede irregular em Poço de Visita com mais de 100 contribuições (essas todas caíam na bacia do Canal Marambaia).

Os moradores que precisarem verificar as ligações de rede ou tiverem seus esgotos lacrados podem procurar a Emasa para se regularizar. Dúvidas e informações pelo telefone 0800 643 6272 ou no WhatsApp Comercial da Emasa (47) 3261-0000.

Comente Abaixo
error: Este conteúdo é protegido. As fontes estão mencionadas no final da matéria.