Leitura para uma vida dinâmica – Coluna Viabiliza

Este é nosso primeiro artigo no portal “Visse” e estamos contentes de ter essa oportunidade de falar com você através deste que é o veículo de comunicação que mais cresceu na região nos últimos anos – um portal que fala a nossa língua.

Queremos agregar ao site e à sua vida, exatamente no campo da comunicação, área em que atuo há mais de 20 anos.

Você gosta de ler? Qual dessas respostas é o seu caso?

  • Já fui de ler mais mas agora não tenho mais tempo
  • Já tentei e até admiro quem lê mas sou preguiçoso(a) pra ler
  • Eu gosto mas tenho dificuldade em me concentrar ( ou durmo lendo – que é uma variável do mesmo problema…)
  • Só autoajuda
  • Só a Bíblia
  • Sim mas detesto literatura
  • Só notícia
  • Só quando é algo que me interessa bastante
  • Leio por causa do trabalho e da faculdade mas fora isso, necas…
  • Gosto de ver as figurinhas
  • Cansei de ler este artigo antes de chegar aqui
  • Amo ler!!!! Devoro livros!!

Bom: seja qual for o caso, matematicamente, a probabilidade maior é de que nós nos enquadremos em qualquer uma das as opções acima, exceto a última.

As pessoas que amam ler são minoria, assim como as que amam cozinhar ou correr – e são todas atividades importantes mas não há nada de errado em não ser louco por algumas delas.

A questão é que, gostemos ou não, ler é uma atividade essencial da vida – até porque a escrita é a base da nossa sociedade e da nossa história.

A nova onda do Youtube e dos vídeos na internet impactou mais ainda a leitura que ainda existe na internet – e aí estamos eu e você assistindo algum canal que fala sobre a importância de ler… Mas se até o Instagram tem artigos escritos, é porque a leitura vai estar sempre lá de um jeito ou de outro…

Mas mesmo pra quem é apaixonado por leitura, o que temos que ler no dia a dia não se enquadra exatamente no pacote “leituras fascinantes”: isso vai desde contratos até algum manual complicado de letras pequenas numa página obscura do site do produto.

Temos que ler – e muito… e muita coisa mal-escrita…

Então, é um teste pra todos – até pros fãs de literatura russa ( eles existem – fui capturado e me tornei um deles…)

Com a internet, aprendemos a ler por cima, tem até um nome pra isso: leitura “escaneada” ( um neologismo que pode ser entendido como sinônimo de “superficial” ).

Ler rápido e ler devagar é como dirigir: tem que saber acelerar e manobrar – é a arte de ler por cima o que pode – e deve – ser lido por cima e ler com atenção o que precisa desse cuidado. E às vezes tem que ser 50% rápido e 50% com calma ( ????…)

Assim como dirigir, nem todos se desenvolvem da mesma maneira e têm as mesmas necessidades mas não dá pra negar que é algo importante: a questão é saber qual é a sua necessidade e aprender a ler de acordo com ela.

E se você leu o artigo até aqui, seja qual for a sua afinidade com leitura, é porque pensa a respeito do assunto: e pensar é nossa atividade intelectual mais importante – é a base do resto…

Em artigos futuros, vamos ver que técnicas podemos usar para fazer da leitura uma ferramenta produtiva pra vida – sejamos membros de clubes de leitura ou leitores casuais ou menos que isso…

Esta coluna tratará de vários temas ligados à comunicação oral e escrita…

Boa semana e boas leituras: pros seus filhos antes de dormir, de bulas, de poesias , de mensagens do crush – boa leitura da vida!

 

Emerson Del Sent
Instrutor de Oratória, Comunicação no Trabalho, Redação e Inglês na Viabiliza Cursos e Treinamentos
Instagram: @emersondelsent @viabilizacursos
Contatos
47-9-9635-8854
47-9-9203-4597
47-3285-9921
Email: [email protected]


Comente Abaixo