Ligação irregular de esgoto é lacrada na Barra

A equipe do Programa Se Liga na Rede, da Empresa Municipal de Água e Saneamento (Emasa) de Balneário Camboriú, foi verificar na tarde desta terça-feira (01), uma denúncia de ligação irregular de esgoto na Rua Mario Antônio Souza, na Barra.

Ao realizar a vistoria no imóvel com o uso de corantes, foi constatado que todas as ligações de esgoto, sendo do tanque, banheiro e pia da cozinha, estavam conectadas na rede de drenagem pluvial. Pela irregularidade grave, foi feito o lacre imediato da saída irregular e aplicado auto de infração com multa de 10 UFM.

“Além da irregularidade grave do esgoto no pluvial, o tanque estava conectado na caixa de gordura, o que prejudica o sistema de retenção, pois vai gordura para a rede, podendo causar obstrução da tubulação”, explica a fiscal Sanitarista Beatriz Nunes.

Sobre o programa

O Programa Se Liga na Rede verifica a situação das ligações hidrossanitárias em toda a cidade, através de teste de fumaça e lançamento de corantes na rede de esgoto. Desde 2017, as fiscalizações foram intensificadas e em 2018, a Emasa começou a lacrar as ligações irregulares de esgoto, principalmente na região da Bacia do Marambaia, sendo uma das ações para a revitalização do Rio.

Desde a sua criação até dezembro de 2021, o programa realizou mais de 76 mil vistorias e mais de 100 lacres em diferentes imóveis, totalizando cerca de 500 unidades consumidoras, referentes ao lançamento irregular de esgoto sanitário ao meio ambiente. Atualmente, cerca de 6 mil imóveis (18,56%), estão com alguma irregularidade e prazo para se adequarem. A maior incidência é nos bairros das Nações e Centro.

Os moradores que precisarem verificar as ligações dos seus imóveis ou tiverem seus esgotos lacrados podem procurar a Emasa para se regularizar. Dúvidas e informações pelos Canais de Atendimento – SAC: 0800 643-6272; Fala EMASA – Whatsapp: (47) 3261-0000; Protocolo eletrônico: emasa.1doc.com.br/atendimento ou e-mail: [email protected].

Publicidade