Mais de 1000 pessoas faltaram a consultas agendadas em Balneário Camboriú

A Secretaria da Saúde de Balneário Camboriú alerta sobre as ausências de pacientes em consultas de saúde agendadas pela rede pública do município. O alto índice de absenteísmo vem prejudicando a redução da fila de espera para esses procedimentos.

No último mês de maio, a Saúde registrou 1.090 faltas nas consultas, sendo oftalmologia (108), ginecologia (61), dermatologia (48) e cardiologia (47) as especialidades médicas mais afetadas. A falta dos pacientes acaba deixando equipes médicas ociosas e fazendo com que a fila de espera não avance, o que prejudica milhares de usuários do sistema.

O absenteísmo, mais do que prejudicar o dia de atendimento, compromete a eficiência do serviço, ou seja, o prejuízo acaba afetando a todos os usuários do Sistema de Saúde. A população deve manter seus cadastros atualizados junto às unidades de saúde e informar presencialmente na Secretaria de Saúde, no Setor de Regulação, caso o paciente não possa comparecer na data agendada por motivo de Covid-19 ou internação hospitalar com antecedência de 24h.

O agendamento das consultas é feito pelo Sistema de Regulação (SISREG), através da Central de Agendamento, que liga de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h, e aos sábados, das 8h30 às 14h, para agendar os pacientes que estão aguardando na fila de espera.