Mais de 300 livros foram retirados na primeira semana de reabertura da Biblioteca

Na primeira semana de funcionamento da Biblioteca Municipal Machado de Assis depois da reabertura, 335 livros foram retirados (de 22 a 26 de abril). O prédio da Biblioteca, onde está também o Arquivo Histórico de Balneário Camboriú, estava fechado desde 14 de janeiro devido a estragos causados pela chuva.

A Biblioteca Municipal e o Arquivo Histórico estão funcionando parcialmente no primeiro piso do prédio. A Biblioteca retornou com empréstimos de livro e consultas ao acervo (com exceção dos acervos de periódicos, obras raras, multimeios e referência). Já o Telecentro da Biblioteca está disponível com três estações e impressora, com tempo de utilização individual de 30 minutos. Na primeira semana, 23 pessoas utilizaram o Telecentro.

“Nessa primeira semana em que a Biblioteca foi reaberta, atendemos em torno de 300 pessoas, número este maior do que o esperado. Isso mostra a importância de manter esse espaço aberto, para que a comunidade possa usufruir da melhor forma possível, buscando informações, conhecimento, lazer e história”, diz a coordenadora de Memória, Patrimônio e Informação da Fundação Cultural, Ana Flávia Martins Machado.

No Arquivo Histórico, o acervo de fotos e documentos digitalizados pode ser acessado. É aconselhado que o usuário leve uma mídia removível (pendrive, por exemplo) para salvar os materiais pesquisados. Confira no fim da matéria os horários de atendimento ao público.

Telhado será reformado

Devido aos problemas de infiltração no telhado e paredes, rede elétrica e piso causados pela chuva em janeiro, os serviços disponibilizados no prédio tiveram que ser interrompidos para evitar riscos aos frequentadores e ao acervo.

Em março, a Administração Municipal abriu licitação para contratar empresa especializada para a execução da reforma da cobertura do prédio. A sessão de abertura dos envelopes de proposta de preços ocorreu em 24 de abril. A empresa Horus foi declarada vencedora do certame. O resultado precisa ser ainda homologado.

Outras duas licitações serão lançadas: uma para a elaboração dos projetos da parte elétrica, pisos, gesso e caixa d’água e outra para a execução desses projetos. Os demais serviços dos dois órgãos serão oferecidos ao público após a conclusão das obras, como consulta aos acervos de periódicos, obras raras, multimeios e referência (enciclopédias).

Horários de atendimentos ao público no prédio (localizado na 3ª Avenida, nº 1325, esquina com a Rua 2500, Centro, fone 47 3361-8205)

– Biblioteca Municipal: das 8h30 às 18h45, de segunda a sexta-feira

– Arquivo Histórico: das 8h30 às 14h, de segunda a sexta-feira

Comente Abaixo