A semana no Brasil terá calor histórico e potencialmente recorde em algumas áreas, adverte a MetSul Meteorologia. Massa de ar excepcionalmente quente tomará conta de grande parte do território brasileiro com marcas extremas para o inverno em muitas localidades. Máximas perto ou acima de 40ºC são esperadas em vários estados.
A semana começa com uma massa de ar frio influenciando o tempo mais ao Sul do Brasil, mas entre terça e quarta-feira, com um profundo centro de baixa pressão, ar muito quente chegará à Região Sul, elevando fortemente a temperatura nos três estados da região.
Na sequência, a baixa pressão e uma frente fria devem trazer chuva e temporais localmente fortes para o Sul enquanto o ar quente se reforçará incrivelmente na parte central do país. Ao final, uma massa de ar frio de forte intensidade vai avançar a partir do Sul do país na segunda metade da semana.
O calor vai atingir marcas impressionantes para o mês de agosto em vários estados do Brasil. O calor extremo será sentido em grande parte do país, incluindo o Sul, o Centro-Oeste e o Sudeste com máximas perto e acima de 40ºC. Inicialmente, calor extremo atingirá áreas da região amazônica e, depois, migrará para o Centro-Sul do Brasil.
O pior do calor é previsto para as regiões Centro-Oeste e Sudeste, onde em várias cidades as máximas entre quarta e quinta-feira devem ficar perto ou superar os 40ºC com marcas em diversos pontos que não costumam ocorrer nem nos dias mais quentes do verão.
Há potencial para recordes de temperatura máxima do mês de agosto em diversos estados, incluindo os do Sudeste. Embora calor muito intenso não seja incomum de ocorrer às vezes no Sudeste nesta época e bastante frequente no Centro-Oeste pelo auge da estação seca, o que se espera nesta semana excederá os padrões climatológicos de agosto em muitas cidades.
CALOR AUMENTA NO SUL NA TERÇA
Uma massa de ar muito quente ingressa no Rio Grande do Sul na terça com máximas que em vários ponto do estado podem ficar entre 32ºC e 34ºC, e talvez até isoladamente superiores. As maiores marcas na terça no território gaúcho são esperadas nos vales, na Grande Porto Alegre, no Centro do estado, no Oeste e no Noroeste. Na mesma tarde, as máximas atingirão 40ºC a 42ºC no Norte do Paraguai.
O ar quente estará vindo do centro do bolsão de ar mais quente no Centro-Oeste e no Norte do Paraguai, onde na tarde da terça as máximas devem atingir entre 38ºC e 42ºC em diversos municípios do Mato Grosso do Sul, Mato Grosso e áreas mais a Oeste e o Noroeste de Goiás.
Confira a previsão completa no link abaixo
Calor extremo e excepcional no inverno atingirá vários estados do Brasil