A última semana de atividades antes do recesso de inverno foi marcada por mostras de vivências e entregas de pareceres descritivos em todos os 27 Núcleos de Educação Infantil (NEIs) de Balneário Camboriú. A ação consiste em compartilhar com a comunidade escolar as vivências trabalhadas com as crianças de 0 a 6 anos ao longo do primeiro semestre do ano.
O cronograma, orientado e validado com o Departamento de Educação Infantil da Secretaria de Educação (Seduc), consiste na recepção dos pais e responsáveis, além da exposição dos projetos investigativos que cada turma realizou durante os primeiros seis meses de 2026. Na oportunidade, as famílias conversam sobre o desenvolvimento individual de cada criança com professores e recebem o portfólio com trabalhos dos filhos.
“É muito gratificante a gente poder vir até a escola e ver todo o processo deles, os trabalhos deles. O meu filho nem falava ainda; estamos na metade do ano e ele já fala tudo. Então, nessa convivência com as professoras, é que a gente vê o passo a passo do que ele está aprendendo aqui, gostando e levando para casa”, conta Paula Wendhausen, mãe do pequeno Valentim, que frequenta o Berçário II do NEI Taquaras.
Nas mostras, as crianças compartilham com a família e entre turmas tudo aquilo que descobriram: projetos sobre a história e cultura de Balneário Camboriú, preservação ambiental e autodescoberta da criança como indivíduo estiveram entre os destaques.
No NEI Anjo da Guarda, por exemplo, um dos projetos envolveu a descoberta da fauna marinha a partir de uma visita ao aquário da cidade. A ação resultou na investigação científica e na montagem de um ambiente exploratório e interativo dentro das dependências do NEI. Réplica de barco pesqueiro, desenho em tamanho real de um filhote de baleia e animais marinhos feitos com material reciclável estavam entre os itens expostos.
“As Mostras de Vivências e a entrega dos pareceres descritivos constituem momentos significativos para a Educação Infantil, pois evidenciam às famílias os percursos de aprendizagem, as descobertas e as experiências vividas pelas crianças ao longo do semestre. Mais do que apresentar produções, esses momentos fortalecem o diálogo entre a instituição e as famílias, valorizando a singularidade de cada criança e reafirmando o compromisso da Educação Infantil com o seu desenvolvimento integral”, destaca a diretora do Departamento de Educação Infantil da Seduc, Francieli Taborda.



