As integrantes do projeto “Mulheres do Campo” participaram do um curso de fabricação de biomassa de banana verde, nesta quinta-feira (28), no Centro de Treinamento da Epagri – Cetrei, no bairro Itaipava. Ministrado pela extensionista social da Epagri Geisebel Cristine Patrício, o curso ensinou sobre a fabricação da massa e algumas receitas, como bolo de laranja, patê de atum, torta salgada e pão.
Segundo a extensionista social da Epagri “as mulheres levarão para suas mesas uma alimentação mais saudável, consequentemente gerando qualidade de vida. A biomassa de banana verde possui amido resistente, capaz de melhorar a imunidade, reduzir o risco de câncer de intestino, pois contribuiu para o desenvolvimento da microbiota intestinal. Também pode controlar o colesterol, prevenir o diabetes e evitar o acúmulo de gordura abdominal”.
Para a Diretora de Políticas Públicas da Secretaria de Agricultura Ana Carolina Vinholi, “o curso oportunizou as mulheres novos saberes sobre a utilização da fruta, por meio de uma técnica simples que consiste na preparação feita com polpa de bananas verdes cozidas. As mulheres receberam diversas sugestões de receitas, destacando a importância do valor nutricional da banana verde para saúde e qualidade de vida de toda a família”.
Entenda o Projeto Mulheres do Campo
O Projeto Mulheres do Campo é uma iniciativa da Secretaria de Agricultura e Expansão Urbana, juntamente com a Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri), tem por objetivo a promoção da saúde, da autoestima e da qualidade de vida das mulheres que residem na área rural do Município de Itajaí, realizando um encontro por mês.