Municípios da AMFRI receberão R$8 milhões do Projeto InovaPesca

Na última quarta-feira (23), os Secretários Municipais da Pesca dos oito municípios litorâneos da AMFRI (exceto Camboriú, Ilhota e Luiz Alves) apresentaram ao Gerente de Pesca e Aquicultura da Secretaria de Estado da Agricultura, da Pesca e do Desenvolvimento Rural, Sérgio Winckler, dois projetos de infraestrutura ou aquisição de maquinários, que serão contemplados no Programa Inova Pesca com R$ 1 milhão para cada um dos municípios.

O Presidente do Colegiado e Diretor Executivo da Pesca de Itajaí, Rodrigo Silveira, explica que cada secretaria municipal conversou com sua equipe técnica, e com os próprios pescadores, para que as demandas mais urgentes do setor fossem atendidas. “Trabalhamos muito por esse momento. Hoje apresentamos o que cada cidade deseja investir no setor pesqueiro, através de dois projetos que cheguem, juntos, em até um milhão de reais”, comenta.

Rodrigo explica que a próxima fase é responsabilidade de cada secretaria municipal. “Agora as especificações técnicas são de cada município. Por exemplo, se precisa realizar projeto arquitetônico, apresentar o modelo de trator, pegar as licenças ambientais, custos, orçamentos. Cada secretaria tem sua responsabilidade e posteriormente levar ao Governo do Estado. Não é necessário apresentar os dois projetos de uma só vez. Depois de apresentar ao Governo do Estado, o recurso será liberado e prontamente iniciamos as obras. Esperamos que inicie em cerca de 30 a 60 dias”, finaliza, lembrando ainda o destaque da região da AMFRI na produção de pescado.

Na reunião também estiveram presentes os representantes da Secretaria do Patrimônio da União (SPU), da Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (EPAGRI), do Instituto do Meio Ambiente do Estado de Santa Catarina (IMA).

Programa InovaPesca

O programa, elaborado pela Deputada Estadual Paulinha, pretende implantar uma política pública efetiva para o setor da pesca artesanal e industrial.