madrugada e o amanhecer desta terça-feira (10) foram marcados pelo registro de neve nos pontos mais altos da Serra catarinense. Os primeiros flocos foram vistos em pelo menos cinco cidades. Esta é a primeira vez que neve com acumulado em Santa Catarina em 2018.
As condições de umidade e de temperatura favoreceram o aparecimento dos flocos de neve. O primeiro registro foi feito às 2h na Serra do Rio do Rastro, em Lauro Müller, e depois às 5h15 no Morro das Torres, em Urupema.
Outros relatos de neve foram em São Joaquim, no caminho para o Morro da Igreja, em Bom Jardim da Serra, e na região de Vacas Gordas, em Urubici.
Segundo a Central NSC de Meteorologia, a tendência do clima para novas ocorrências do fenômeno segue até a metade do período da manhã.
Frio e chuva
O dia começou com mínimas abaixo de 5°C em várias cidades do Estado. Em Urubici fez 0,3°C em Urubici e 1°C em São Joaquim marcado por volta das 5h. A expectativa é que a temperatura tenha maior queda nas próximas horas.
A previsão é de chuva fraca em pontos da Serra e do Sul. Mas, ao longo do dia o sol volta a ganhar espaço por causa da chegada de uma massa de ar seco.
Para os navegantes, o alerta é de um ciclone em alto mar, que traz forte ventania para áreas próximas ao Litoral. A velocidade das rajadas devem ficar entre 60 e 80 km/h. Com o mar agitado, as ondas podem passar de 2,5 metros em praias entre a Grande Florianópolis e o Litoral Sul.
Veja fotos de Urubici durante o amanhecer:
Fonte: G1