Nível do rio Itajaí-Açu chega a 6 metros em Blumenau e entra em estado de alerta

O rio Itajaí-Açu atingiu 6,03 metros no Centro de Blumenau por volta do meio-dia desta quinta-feira (21). Com isso, a operação da Defesa Civil entrou em estado de Alerta (nível laranja) de acordo com o protocolo do Alertablu.

De acordo com a meteorologista e diretora do Alertablu Tatiane Martins, a previsão é de que o rio atinja o nível de 7 metros durante o período da tarde. A projeção é feita pelo Ceops (Centro de Operação do Sistema de Alerta da Bacia do Itajaí) em parceria com a Defesa Civil de Blumenau.

Segundo o protocolo, em 7 metros o sistema permanece em estado de Alerta. A condição se altera a partir de 8 metros, quando entra em estado de Prontidão (vermelho).

De acordo com a Cota de Enchente definida para a cidade, as primeiras ruas começam a registrar alagamentos a partir de 7,40 metros. Porém, durante a manhã desta quinta-feira (21) a cidade já registrou alagamentos pontuais, devido ao forte volume de chuva registrado em pouco tempo.

Alagamento registrado nos fundos da praça Hercílio Luz, no início da rua XV de Novembro, Centro de Blumenau – Foto: Moisés Stuker/NDTVAlagamento registrado nos fundos da praça Hercílio Luz, no início da rua XV de Novembro, Centro de Blumenau – Foto: Moisés Stuker/NDTV