Nova massa de ar frio volta a derrubar temperaturas em Santa Catarina

Uma massa de ar seco e frio avança em Santa Catarina a partir desta sexta-feira (2) e deve provocar até geada no final de semana. Já a massa de ar polar, que fez nevar por três dias na Serra, começou a enfraquecer, segundo informações da meteorologista da Epagri/Ciram, Marilene de Lima.

A previsão indica que a partir a madrugada de sábado (3), terá a formação de nevoeiros isolados e geada nas áreas altas do Meio Oeste, no Planalto Norte e no Planalto Sul. O sol deve ficar firme e manter as temperaturas elevadas ao longo do dia, em todas as regiões de Santa Catarina.

Conforme o meteorologista Piter Scheuer, o frio é previsto no decorrer de domingo (05), mas é mais concentrado nas baixadas e vales, principalmente no Oeste, Meio-Oeste, Planaltos Norte e Sul. Nas outras regiões também é frio, mas no Litoral, por exemplo, as mínimas ficam entre 5°C a 9°C , e já nas áreas do Oeste 0°C a 4°C.  Assim, há previsão de temperaturas agradáveis na maioria das regiões

Quando teremos nova onda de frio intenso?

Conforme a meteorologista Laura Rodrigues, da Epagri/Ciram, em geral, ocorre uma média de quatro casos de massa de ar frio intensa no inverno catarinense. A duração das massas de ar frio costuma ser de três a cinco dias consecutivos.

É possível ser mais preciso em previsões de até 15 dias, segundo Rodrigues. “Na primeira quinzena de julho, as temperaturas ficam mais elevadas, sem previsão de massa fria intensa”, diz.

No entanto, ainda na segunda semana de julho e no mês de agosto pode ocorrer a chegada de outra massa de ar polar no Estado, explica Piter Scheuer. A condição para os próximos dias é de tempo firme no Estado. Segundo Defesa Civil, o frio permanece até o começo da próxima semana, apesar de menos intenso, Santa Catarina deve ter temperaturas baixas nos períodos da manhã e noite. Durante as tardes, ficam amenas.

Clic SC