Nova onda de frio: Temperaturas podem chegar a -12 na semana que vem

Foto: Mycchel Legnaghi/São Joaquim Online

Uma segunda onda de frio mais intensa do ano acabou de passar e já estamos de olho na próxima. Isto porque as simulações atmosféricas mantêm e até aumentaram a chance de neve para a próxima semana.

Até então, o modelo americano GFS e o europeu ECMWF davam a possibilidade de neve e de chuva congelada apenas nas áreas mais elevadas do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina na madrugada da quarta-feira (28).

De acordo com a Conexão Geoclima, uma “poderosa” massa de ar frio pode chegar ao estado e podemos ter um novo recorde de menor temperatura do ano. Conforme diz o comunicado, o que se tem até agora, com base no modelo meteorológico CMC, é uma previsão com mínimas de até -12°C nas regiões serranas de Santa Catarina e Rio Grande do Sul, e temperaturas negativas até mesmo em cidades do litoral, com chance de geada.

O que mostram as novas previsões

Agora, as simulações nos mostram o frio ganhando força, muita força! Os dois modelos citados anteriormente aumentam a chance das precipitações invernais para toda a serra do Rio Grande do Sul, serra e planalto de Santa Catarina e também no sul do Paraná.

E não apenas a área de ocorrência que aumentou, mas também o período. Inicialmente era apenas na madrugada da quarta-feira, 28 de julho; agora, também tem a possibilidade de ocorrer na quinta-feira (29).

“Ainda é cedo para dizer a magnitude desse frio, mas as projeções desta quinta-feira (22) mostram que ela é parecida com a última, senão mais forte”, detalha o meteorologista Piter Scheuer.

O tempo quente começa neste fim de semana, com previsão de temperaturas acima dos 30°C, principalmente no Oeste, Meio-Oeste e Sul de Santa Catarina. A segunda-feira será ainda de tempo quente e abafado.

A previsão é que na terça-feira (27) uma frente fria traga chuva, com chance de trovoada e temporais localizados. Segundo Scheuer, a queda brusca nos termômetros deve começar a partir de quarta (28), por conta da transição de uma massa de ar polar. Projeções iniciais apontam a permanência do fenômeno pelo menos até sexta (30).

Neve no Sudeste

Nesta quinta-feira (22) o modelo europeu mostra chance de pequenos flocos de neve com chuva congelante até mesmo no Sudeste! Claro que está possibilidade é pequena e é muito restrita. Por enquanto, as previsões indicam que apenas o Parque Nacional do Itatiaia, no Rio de Janeiro, pode ter a chuva congelante.

Vale lembrar que apesar de ser o estado do Rio de Janeiro, este local é muito frio, pois está localizado a 2.340 metros de altitude.

Para causar menos espanto, caso a previsão se confirme, não será a primeira vez que o Parque Nacional do Itatiaia registra neve. Há relatos de neve em 2012. Mas em 1985 a neve foi tanta que demorou 3 dias para derreter. Outras cidades da serra da Mantiqueira também já registram neve, como Campos do Jordão e algumas cidades do sul de Minas Gerais.