Nova praça no elevado da 4ª Avenida terá fonte luminosa

O parque no entorno do elevado da 4ª avenida com a avenida do Estado Dalmo Vieira, em Balneário Camboriú, terá uma fonte interativa de piso, com jogo de água e sistema de iluminação colorida. A promessa é que o atrativo se torne um novo ponto turístico, complementando as outras opções de lazer previstas no parque.

A prefeitura lançou licitação pra escolher a empresa que vai elaborar o projeto pra construção da fonte. O edital está aberto até o dia 13 de setembro, quando ocorre a abertura das propostas. A empresa terá dois meses pra entregar o projeto após a contratação.

A fonte é prevista pra ser implantada na avenida do Estado, na área da praça das Sereias, onde antes das obras do elevado já havia um chafariz. A nova fonte será tecnológica, com comandos individualizados ou em grupo dos jatos d´água e das cores dos projetores, através de controladores digitais.

Os jatos terão movimentos constantes ou diferenciados com diversas programações, usando um circuito fechado de águas do reservatório. A proposta prevê que todo o conjunto seja iluminado por 40 projetores de LED de luz subaquáticos coloridos, instalados juntos aos jatos d´água, com opção de troca automática ou de cor fixa.

Além dos sistemas hidráulico e elétrico, a estrutura fará referências às características da cidade. É previsto um pilar central com mais de oito metros de altura, que vai representar a construção civil e os arranha-céus de Balneário. No meio da fonte deve ser construído um barco de cinco metros de largura por 1,72 de altura e uma vela de 4,59 de altura, de fibra de vidro, em alusão à pesca e aos pescadores.

O conjunto ainda será adornado por uma estrutura em vermelho que representará as montanhas e as paisagens da cidade. O mar e as praias estarão representados no próprio chafariz e a iluminação colorida, conforme a prefeitura, vai lembrar todas pessoas que vem das diversas regiões do país para Balneário.

“Balneário é extremamente rica em belezas naturais e possui diversos atrativos, apresentando um leque de possibilidades para os turistas que visitam a cidade. Assim, com o chafariz teremos mais um empreendimento turístico, a fim de preservar memórias e marcar acontecimentos importantes para a cidade”, diz a justificativa do município.

O trânsito no novo elevado foi liberado ainda em dezembro de 2020. Além das novas pistas, foram implantadas ciclovia e calçadas acessíveis. A área de 15 mil m² no entorno segue com obras de urbanização. Os espaços vão ganhar dog park, equipamentos pra ginástica, parque infantil, mobiliário urbano, paisagismo e nova iluminação.

Por Diarinho