Novo tomógrafo do Ruth Cardoso está “em instalação” há 60 dias

No mês de junho, foi homologada a licitação para a compra de um novo tomógrafo para o Hospital Ruth Cardoso. O equipamento da marca Canon chegou no final do mesmo mês e, teoricamente, iniciou a instalação no dia 30.

O fato chegou a ser divulgado nas redes sociais do prefeito que comemorou a compra e informou que o equipamento estava sendo instalado.

Na primeira quinzena de julho, familiares de pacientes reclamaram do fato do Hospital ainda estar sem o aparelho em funcionamento. Em nota divulgada no dia 11 de junho, a prefeitura informou que o tomografo ainda estava em instalação.

“A direção do HMRC já adquiriu um novo tomógrafo, de última geração. A equipe de técnicos da empresa fornecedora (Canon) pediu adequações estruturais na sala onde ficava o tomógrafo anterior. As adequações já estão sendo feitas, após isso, a instalação é realizada. Além disso, foi locado um outro tomógrafo para ficar de backup e agilizar os atendimentos. Esse também já está chegando. Vale DESTACAR, que enquanto esses investimentos estão sendo feitos, nenhum paciente ficou sem a tomografia já que o município fez convênio com clínica particular para executar esse exame.”

Hoje, dois meses após o início da instalação e adequações, o novo tomógrafo continua sem funcionar. O investimento será de R$ 1,1 milhão e só será pago após o pleno funcionamento do equipamento.

Procurada pela reportagem, a assessoria de imprensa da prefeitura justificou novamente a demora;

“O tomografo que foi alugado pela prefeitura está alocado no PS do Ruth Cardoso e atendendo normalmente com uma média de 26 exames dia. Já o equipamento que foi comprado, ainda está sendo instalado e estão neste momento trabalhando na concretagem do chão. A previsão é que em no máximo 20 dias o novo tomógrafo já esteja funcionando.
Vale lembrar que mesmo quando o equipamento alugado ainda não estava em funcionamento, nenhum paciente ficou sem o exame, pois a prefeitura firmou um convênio com uma clínica para a realização dos exames de tomografia.”   

 

**Texto atualizado ás 18:35 – 02/09/2020

Comente Abaixo