Obra de construtora avança em vegetação de ribeirão na Praia Brava

Um desmatamento às margens do ribeirão Ariribá, na rua Suécia, preocupa os moradores da praia Brava, em Itajaí. Na manhã de quinta-feira, algumas máquinas da CK 17 Incorporações derrubaram árvores nativas e chamaram a atenção da vizinhança.

“Precisamos descobrir como impedir que destruam esse paraíso. Esse é o rio que divide Balneário Camboriú e Itajaí, parece que vão desviar o rio para poder construir prédios”, acredita a moradora L.C.

A prefeitura de Itajaí informou que a ação tem autorização do Instituto do Meio Ambiental (IMA), de Santa Catarina. A construtora está autorizada a fazer uma contenção das margens com um gabião – muro usado para estabilizar encostas e taludes.

O gerente de Desenvolvimento Ambiental, Frankie Luís Marin, do Ima de Itajaí, confirmou a autorização para a CK17. “Eles têm uma autorização para contenção de drenagem. Fazer o gabião para que a encosta não assoreie para dentro do rio”, informou o técnico.

Frankie explica que a empresa não tem qualquer tipo de autorização para  novas construções no local. Eles só podem fazer o gabião em um trecho do ribeirão, sem supressão de vegetação e sem represar o curso de água. “A autorização é apenas para obra de contenção. Eles só estão suprimindo o necessário de mata para entrar com as máquinas e fazer esse reparo”, informou.

Os fiscais do Ima estiveram no local e confirmaram que a empresa está agindo dentro do limite da licença. Após a finalização da obra, Frankie adianta que a construtora terá que documentar e enviar o relatório ao Ima comprovando que a obra atuou dentro do que foi autorizado.

Se houver qualquer tipo de ilegalidade, a empresa pode responder ao órgão ambiental. Os moradores que flagrarem qualquer irregularidade podem denunciar à ouvidoria de Santa Catarina no site www.ouvidoria.sc.gov.br ou pelo telefone 0800-6448500.

A secretaria de Urbanismo de Itajaí também confirmou que não há liberação para construção de prédios ou qualquer edificação naquele local.  A CK 17 é uma construtora com sede na avenida João Sacavem, no centro de Navegantes.

Diarinho