Obra de nova praça no bairro Ariribá está parada

Uma praça que esta sendo construída no Bairro Ariribá foi iniciada em junho e está parada há algum tempo. O terreno onde está sendo construída a praça, fica no Bairro Ariribá, região norte da cidade.

O terreno chegou a ser cercado com tapume e foi denunciado pelo Portal Visse no mês passado, o proprietário do terreno vizinho informou ter sido um equívoco e os tapumes foram retirados no dia seguinte.

O projeto da praça (acima) foi apresentado para a comunidade em fevereiro deste ano. Em junho a secretaria de obras iniciou a construção da praça, e o acontecimento chegou a ser comemorado por representante da Associação de Moradores. A prefeitura fez a limpeza do terreno, concretou o que seriam os bancos e a obra parou por ai.

Em um grupo de Whatsapp, ao ser questionado sobre um possível “terminal de ônibus”, o ex-secretário de planejamento Vladimir Trautwein, confirmou a construção da parada de ônibus para o BC Bus, uma espécie de city tour da empresa Expressul na cidade, mas a obra estava sendo feita pela prefeitura.

“Não é um terminal. Está previsto uma estação de embarque e desembarque no projeto do BC Bus. Teremos 13 ao longo da Terceira Avenida / Avenida dos Estados e Martin Luther / Quarta Avenida.”

De acordo com informações recebidas pelo Portal Visse, a construção no terreno ao lado da praça, seria de uma nova unidade do Mc Donalds na cidade, prevista para inaugurar em 2021, e que usaria o novo espaço como estacionamento. Mas a prefeitura não confirmou a informação.

A reportagem entrou em contato com a assessoria da prefeitura para buscar mais informações. A pasta responsável pelo projeto, que é a do planejamento, afirmou que surgiu interesse na aquisição daquela área, mas a prefeitura havia negado para a construção do equipamento público.

“Nesse terreno, a Secretaria de Obras fez um estudo de melhorias para este espaço e iniciou alguns trabalhos. Posteriormente surgiu o interesse da aquisição desta área, a qual o Município se manifestou contrário, pois no futuro este espaço deverá ser utilizado para a criação de uma estação de ônibus, que faz parte do projeto do BC-Bus. Porém, ainda não há previsão de quando iniciará a execução desta obra, já que ela faz parte de um grande projeto de transporte público o qual ainda estão sendo feitos estudos.” explicou o secretário de planejamento Rubens Spernau.

De acordo com Rubens Spernau, chegou a surgir a ideia de uma parceria público privada, mas nada foi concretizado. Ou seja, a obra está parada e não há nenhuma perspectiva de finaliza-la.

“Nesse interim, surgiu a ideia de uma parceria público-privada para urbanização e organização desse espaço, para que ele possa ser utilizado de forma pública antes da criação da estação de ônibus. Para isso o Município deverá abrir chamamento público, mas não há projeto ainda.” completou o secretário.

Comente Abaixo