Oktoberfest 2016 teve um lucro de 3,2 milhões de reais.

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De carro-chefe da divulgação de Blumenau, a Oktoberfest vem se transformando também numa das principais financiadoras de projetos e atrações turísticas do município. A festa já consolidou sua autossuficiência – as receitas bastam para quitar as despesas da organização – e o lucro aumenta ano a ano.

Em 2016, o superávit alcançou R$ 3,2 milhões, incríveis 70% de crescimento na comparação com a edição anterior. Os números foram apresentados nesta sexta-feira pelo prefeito Napoleão Bernardes (PSDB).

Foi com parte do lucro que a tradicional festa germânica trouxe nos últimos anos que o poder público bancou metade do projeto do Vale da Cerveja. Para a montagem do Plano Municipal de Turismo, saíram dos cofres públicos R$ 108 mil. A elaboração do projeto de engenharia do Centro de Convenções também recebeu aporte. Sem falar no dinheiro que acaba sendo aplicado em outros eventos, como a Osterdorf e o Magia de Natal.

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Mais do que uma atração turística, a Oktoberfest virou uma importante fonte de receitas para o município.

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Os números do balanço da Oktoberfest 2016 chamam ainda mais a atenção porque as cotas de patrocínio privado deste ano encolheram 46% – a organização atribui o índice à crise – e os investimentos em divulgação e promoção foram quase 14% menores. Os gastos com atrações artísticas (principalmente bandas) também caíram – cerca de 7%.

Compensaram, na outra ponta, os aumentos na venda de ingressos (14,5%) e da receita que vem das comissões da comercialização de bebida e comida (24,85%), entre outros pontos.

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Ao fazer um balanço da gestão do turismo municipal nos quatro primeiros anos de mandato, Napoleão destacou a estratégia de reposicionamento da Oktoberfest. Sem citar diretamente o aumento do valor de ingressos, bebidas, comida e o fim da gratuidade para o traje típico, defendeu que “medidas impopulares” adotadas nos últimos anos foram fundamentais para aumentar a qualidade e garantir sustentabilidade financeira para a festa.

O tucano se sente à vontade ao falar do tema. Talvez não exista, hoje, uma área do governo municipal que desfrute de tanto prestígio, praticamente uma unanimidade. Prova disso são os sucessos de público e crítica da própria Oktoberfest, mas também de outros eventos do calendário, como o Festival Brasileiro da Cerveja, a Osterdorf, o Magia de Natal, o Réveillon da Beira-Rio e, mais recentemente, o Festival Blumenau a Bordo. O reconhecimento também apareceu em premiações recentes vindas da ADVB (Top de Marketing e Vendas) e do Lide-SC.

 

(Por Pedro Machado – Diário Catarinense)

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