Omar Tomalih pede arquivamento de projeto que reduziria de 19 para 11 vereadores

O vereador Omar Tomalih (Podemos), pediu arquivamento do projeto de sua autoria que pretendia reduzir de 19 para 11 vereadores na Câmara Municipal.

A proposta que foi protocolada no dia 05 de Agosto, as 19:57, teve seu pedido de arquivamento solicitado no dia seguinte, 06, as 14:39. O motivo do pedido de arquivamento não é especificado no site da Câmara.

O projeto, que nem chegou a tramitar, causou repercussão na cidade e no estado, sendo anunciado por diversos veículos de comunicação.

Segundo o vereador, a proposta iria impactar significativamente nos cofres públicos do Município e geraria uma economia de R$ 15,8 milhões. Ainda de acordo com o proponente, o valor poderia ser investido pelo Município em áreas como a saúde, principalmente agora devido a pandemia da Covid-19.

Acontece que qualquer lei que mudasse o processo eleitoral na cidade, passaria a valer somente em 2024 e provavelmente tenha sido esse o motivo pela qual Omar desistiu do projeto.

Sem contar que vários políticos que pretendem concorrer as eleições deste ano, se a proposta aprovada para este pleito, desistiriam da candidatura.

E levando em consideração a votação dos vereadores em 2016, em um cenário com 11 cadeiras, dos mais votados, apenas 3 vereadores da coligação do atual governo se elegeria, sendo 2 do PSB e 1 do PR.

Comente Abaixo