A Organização Mundial da Saúde (OMS) anunciou nesta sexta-feira (5) que encerra a emergência global devido ao coronavírus. Em uma coletiva de imprensa, o diretor-geral da entidade, Tedros Adhanom Ghebreyesus, afirmou que o vírus ainda está presente e em constante mudança, portanto, a doença não foi totalmente eliminada.
O comitê de emergência se reuniu pela 15ª vez na última quinta-feira (4) e decidiu pelo fim da Emergência Global em Saúde, que foi iniciada em 11 de março de 2020. Durante todo esse período, o mundo enfrentou diferentes fases da doença, como incertezas, recordes de mortes e o desenvolvimento de vacinas.
“Esse vírus está aqui para ficar, ainda está matando e ainda está mudando” —afirmou Tedros.
Apesar do anúncio da OMS, a organização enfatiza que os cuidados devem continuar. Tedros ressalta que não é momento para baixar a guarda, desmontar os sistemas de proteção ou enviar mensagens para a população de que a Covid-19 não é mais uma preocupação. Ele afirma que a decisão de encerrar a emergência foi considerada, analisada e debatida por um longo período, e que se necessário, outra emergência poderá ser declarada.
De acordo com estimativas da OMS, a doença já matou mais de 7 milhões de pessoas em todo o mundo durante os mais de três anos de pandemia.