No último final de semana com feriado foi realizada uma operação denominada “Força Cívica”. Na área do 12° Batalhão foram empenhadas 30 motocicletas do GTAM (Grupo Tático de Ações Motociclísticas), 6 policiais militares da cavalaria e 12 policiais militares da Radio patrulha de Blumenau. A Operação faz parte de um conjunto de ações que iniciou com a presença da Banda de Música da Polícia Militar no “Projeto Sou Estudante Sou Cidadão” que aconteceu no CAIC do Monte Alegre na semana do dia 26 de outubro.
Desde sexta-feira, 02, até domingo, 05, foram realizadas diversas barreiras em pontos estratégicos e abordagens preventivas. O resultado foi 48 motocicletas abordadas, 31 veículos abordados, 155 pessoas abordadas e consultadas, 13 notificações por infrações de trânsito, 4 veículos apreendidos por irregularidades, 1 Carteira Nacional de Habilitação recolhida, 4 termos circunstanciados e uma prisão em flagrante.
Destacam-se as ocorrências onde um homem foi abordado na avenida Martin Luther com uma motocicleta alterada e acabou preso em flagrante após diligências em sua residência no bairro São Judas Tadeu por tráfico de drogas com 76 (setenta e seis) gramas de maconha e 9 (nove) papelotes de cocaína, uma balança de precisão, um prato e uma faca com resquícios de maconha e material para embalagem, além de material para falsificação de bebidas alcoólicas.
Em outra abordagem na rua Goiás, no bairro Dos Estados, guarnições da ROCAM e GTAM realizaram uma blitz e abordaram um veículo Peugeot 307. Após busca veicular foram encontradas aproximadamente 100 gramas de maconha. Ele responderá um Termo Circunstanciado. Nessa mesa barreira foi abordado outro veículo, um Celta, no qual após busca veicular foram encontrados dois cigarros de maconha. O condutor também responderá um Termo Circunstanciado.
Em rondas no bairro da Barra, as guarnições GTAM avistaram um motociclista suspeito que, ao avistar os policiais, tentou se evadir e entrou em uma residência. Ele foi abordado e indagado ao proprietário da casa se o suspeito residia no local, sendo negado pelo morador. Ao consultar o nome do suspeito, foi verificado que ele possui várias passagens por tráfico de drogas e posse ilegal de arma de fogo. Como nada de ilícito foi encontrado com ele, somente a motocicleta foi recolhida ao pátio por irregularidades.