Opinião: Como ficaram as composições partidárias em Balneário Camboriú

TSE - Tribunal Superior Eleitoral Urna eletrônica © Antonio Augusto/Ascom/TSE
Publicidade

Com o fim do prazo para registro de candidaturas junto ao TRE nesta quinta-feira, dia 15, já dá para se ter uma ideia de como ficarão as composições partidárias para as eleições de 2024.

Com a polarização política que existe atualmente, mesmo com a mudança no perfil do eleitor nos últimos meses, o lema “nós contra eles” e “direita x esquerda”, deve influenciar na escolha do candidato.

Confiram como ficaram as composições em Balneário Camboriú que terão ao menos cinco candidaturas a prefeitura.

Publicidade

Bloco de Esquerda 

No bloco da esquerda de Balneário Camboriú ficou a advogada professora e ex-vereadora Mariza Zanoni pelo PT, tendo como vice o também advogado Alex Casado pelo Solidariedade. A composição partidária intitulada “BC da Esperança” será composta através da Federação “Brasil da Esperança” com PT/PC do B/PV) e Federação PSOL / REDE.

Outro partido de esquerda que até o momento não registrou candidatura para prefeito e nem de vereadores é o PSB, que já havia anunciado o nome de Claudir Maciel.

Bloco de Centro 

Considerando o histórico posicionamento de cada partido, o “centrão” de Balneário Camboriú tem pelo menos três candidaturas na cidade, duas delas em carreira solo e uma coligada com partidos de esquerda e de direita.

Coligado está o PSD de Juliana Pavan, vereadora que concorre ao cargo de prefeita de Balneário Camboriú, compondo com PDT / MDB / PSD / PODE / DC / AVANTE / UNIÃO / REPUBLICANOS. Esta a maior coligação na eleição deste ano.

O PDT é de esquerda e embora participou dos dois governos de Fabricio Oliveira, segue com Juliana em 2024. O MDB, partido de centro, está dividido. Tem o vice de Juliana com Nilson Probst, mas não conseguiu unanimidade, tendo boa parte acompanhando Peeter Grando. PODEMOS, que hoje só tem um vereador que segue no grupo “fabricista”, embarca com o PSD seguindo entendimento da estadual, mas sem Marcos Kurtz. Democracia Cristã, o partido composto por dissidentes do PL que se rebelaram contra Fabrício Oliveira e auto intitula de direita, segue em 2024 com partidos de centro e de esquerda na composição com o PSD. O Avante tem pouca história na cidade, mas segue a teoria do “nem direita, nem esquerda”. Já o União Brasil, partido que era do grupo de Fabrício Oliveira, foi “tomado” por Omar Tomalih, que sempre foi governo e emplacou duas secretarias e uma presidência da Câmara no seu mandato, graças ao atual prefeito, segue como oposição ao atual governo. O Republicanos, que tentou um tapetão no dia da convenção do PL, parece que deve voltar para o grupo governista do PL.

Ainda dentro do pacote de centro, o NOVO e o PP seguem carreira solo, tentando chapa pura e lançando os nomes dos vereadores Lucas Gotardo(NOVO) e André Meirinho (PP).

Bloco da Direita

Já no bloco de direita o PL de Peeter está com o PRD de David La Barrica como vice e parece retomou ao comando do Republicanos. Se consagrar vencedor, nadarão de braçada sem dever nada para ninguém.

O PRD é o partido resultante da junção de Patriotas, PSL e Democratas, dois deles sempre posicionados como “didireita”. Já o Republicanos abraça os centro-direita e está sob o comando de Jorge Goethen, ex PL.


Opinião: Como ficaram as composições partidárias em Balneário Camboriú
Por Gian Del Sent

Publicidade