Os órgãos de segurança de Santa Catarina vão trabalhar de forma integrada com a Justiça Eleitoral no pleito do próximo domingo (7), informou o governo do estado.
Representantes das polícias Civil, Militar, Rodoviária Federal e Militar Rodoviária, do Corpo de Bombeiros, Instituto Geral de Perícias (IGP), das secretarias de Estado da Justiça e Cidadania, Agência Brasileira de Inteligência (Abin), Guarda Municipal, Defesa Civil, Comunicação, Eletrosul e Celesc estarão reunidos no Centro Integrado de Gestão de Riscos e Desastres (Cigerd), em Florianópolis, junto com representantes do Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina (TRE-SC).
Esse modelo de atuação é articulado pela Secretaria Nacional de Segurança Pública, que assumiu a organização e coordenação do esquema de segurança para a votação.
Integração
O governo do estado explicou que, com a integração, todos as ocorrências serão comunicadas em tempo real em um sistema. Dessa forma, o trabalho de contenção do problema será mais agilizado.
“Foram desenvolvidos protocolos para cada tipo de incidente que normalmente ocorre. Os órgãos já sabem o que cada um tem que fazer”, disse o diretor de integração da Secretaria de Estado da Segurança Pública, coronel Rogério Martins.
Delegacias estarão abertas
Neste domingo, todas as delegacias do estado terão plantão presencial para receber a demanda de infrações eleitorais. O funcionamento será das 8h às 20h.
PM colocará efetivo de milhares de policiais
A Polícia Militar terá entre 8 e 9 mil policiais durante 24 horas, a partir das 23h de sábado (6). A corporação informou que planeja a operação há seis meses.