Órgãos municipais e estaduais debatem eventos públicos em Balneário Camboriú

Na tarde desta segunda-feira (20), representantes das Secretarias de Turismo, Segurança e Fazenda de Balneário Camboriú, e das Polícias Militar, Civil e Bombeiros, se reuniram para tratar sobre eventos públicos de grande porte realizados em Balneário Camboriú.

Na oportunidade fizeram uma avaliação sobre o evento ocorrido no último sábado (18), na Barra Sul. Este evento, organizado por um realizador privado, teve as devidas autorizações da Prefeitura e demais órgãos apenas após ser constatado o cumprimento pelos organizadores de todos os itens do TAC (Termo de Ajuste de Conduta).

Sobre o local do evento, os presentes avaliaram que para shows de grande porte poderá ser dada prioridade para o Pontal Norte, por lá existir mais vias de acesso secundário. E quando da realização na Barra Sul, serão estudadas alternativas para o escoamento do trânsito. Os presentes, contudo, foram unânimes em avaliar que este fato não foi o causador dos delitos de trânsito ocorridos no pós-evento e fora do espaço onde foi realizado o show. Avaliou-se também que para eventos futuros a dispersão de pedestres e carros após o evento deverá acontecer em momentos diferentes.

Os participantes ressaltaram que o planejamento e execução de segurança do evento, que reuniu cerca de 30 mil pessoas, foi realizado pela Guarda Municipal, com 30 guardas no local e mais 34 de serviço nas ruas, junto com a Polícia Militar, com 65 policiais no local e mais 119 de serviço nas ruas e segurança privada, não havendo durante as 7 horas de show, registro de ocorrência com gravidade, apenas Termos Circunstanciados por consumo de entorpecentes e recolhimento no uso de garrafas e copos de vidro.

O delegado da Polícia Civil, David Queiroz, se prontificou em montar uma delegacia móvel durante esses eventos, e já confirmou a participação durante os shows e desfiles de Carnaval, a serem realizados de 24 a 28 de fevereiro, na Praça Almirante Tamandaré. Para os dias de Carnaval, o efetivo da Polícia Militar e da Guarda Municipal também será reforçado.

O secretário de Turismo, Altamir Osni Teixeira, disse que diversas reuniões são feitas antecipadamente para todo o planejamento de eventos desse porte e ressaltou a importância de o município apoiar grandes eventos, principalmente que não envolvem custos para a Prefeitura, por ser uma alternativa de lazer e diversão as famílias e ainda, atrair turistas para a cidade.

Sobre a penalização dos envolvidos nos dois incidentes do último sábado, será aberto inquérito pela Polícia Civil, que dará encaminhamento nas investigações, no sentido de responsabilizar os autores de tais ações. O secretário de Segurança, Antônio Gabriel Castanheira, disse que segue acompanhando esses casos.


____________________
Informações Adicionais:

Secretaria de Turismo
(47) 3367-8122

Diretoria de Comunicação
Jornalista: Renata Furlanetto
Foto: Divulgação
(47) 3267-7139