PA da Barra tem princípio de incêndio. Unidade foi evacuada

Um princípio de incêndio assustou pacientes e funcionários do Pronto Atendimento da Barra, na rua Jardim da Saudade, em Balneário Camboriú

Um curto circuito em uma das salas provocou um princípio de incêndio. Os pacientes que estavam no local foram transferidos para outras unidades por causa da fumaça. Apesar do susto, ninguém se feriu.

A suspeita é o curto circuito tenha sido no ar condicionado. Os bombeiros estiveram no local avaliando os estragos.

Os atendimentos no PA e Farmácia descentralizada estão temporariamente suspensos. Os pacientes que procurarem a unidade serão redirecionados para o Hospital Ruth Cardoso e para a Unidade de Pronto Atendimento das Nações.

UPA24h DA BARRA 

Com a situação causada na estrutura do PA da Barra, levantou-se a questão sobre a ideia da UPA24 horas anunciada pelo governo municipal.

O projeto de uma nova UPA para o Bairro da Barra foi apresentada no ano passado. A estrutura tem previsão de ser construída no terreno aos fundos do Ginásio da Barra.

Consultada pela reportagem, a prefeitura informou que os projetos ainda estão em fase de aprovação da ANVISA e outros em fase de elaboração.

De acordo com a assessoria, os projetos executivos e de bombeiros já foram aprovados. O projeto arquitetônico está sob análise da ANVISA. Os projetos da rede de gases e da rede elétrica externa, está em elaboração pelas empresas licitadas, e o projeto de climatização está em processo de contratação.

O projeto, num todo, está sendo desenvolvido pela Equipe de Engenharia da Amfri.

A prefeitura optou por apresentar um projeto próprio ao Ministério da Saúde, para se adequar ao terreno que tinha disponível. O próprio ministério oferece gratuitamente projetos completos para a construção, de acordo com o tipo de UPA a ser instalada.

Ainda não há prazo para a conclusão dos projetos e início da construção.