Pacto de Cooperação pela Bacia do Rio Camboriú será assinado nesta quarta-feira

Nesta quarta-feira (22), Dia Mundial da Água, um pacto de proteção será firmado em prol de uma das principais bacias que cortam Balneário Camboriú e Camboriú, o Rio Camboriú. Pela primeira vez, os dois municípios vizinhos irão traçar metas e ações conjuntas para despoluir e revitalizar a Bacia do Rio Camboriú. O Pacto de Cooperação será assinado durante o IV Simpósio Técnico da Bacia Hidrográfica do Rio Camboriú, às 14h, no Teatro Municipal Bruno Nitz.

O Pacto de Cooperação é uma parceria com o Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica do Rio Camboriú. As ações firmadas deverão ser executadas pelas Prefeituras de Balneário Camboriú e Camboriú até 2020. Dentre elas, estão a criação e implantação de um programa de despoluição e revitalização do rio; captação de recursos financeiros, elaboração e execução de projetos visando a melhoria contínua da qualidade e quantidade de água na Bacia Hidrográfica; criação e divulgação de legislações municipais que visem a captação e utilização da água da chuva e a medição individualizada do consumo de água em prédios, loteamentos e condomínios horizontais; programas e campanhas de conscientização e educação ambiental sobre tratamento dos efluentes e do uso racional da água; implementação de políticas públicas voltadas à criação de estratégias de paisagem histórica, natural e cultural, de lazer e sustentabilidade ambiental para o Rio Camboriú dentre outras.

O IV Simpósio Técnico da Bacia Hidrográfica do Rio Camboriú, segue até às 18h. A abertura oficial será às 14h com o Painel “Olhar do Poder Público sobre os recursos hídricos” que contará com a participação dos prefeitos de Balneário Camboriú, Fabrício Oliveira, e Camboriú, Elcio Rogério Kuhnen, secretário de Meio Ambiente de Balneário Camboriú, Luiz Henrique Gevaerd, a presidente da Fundação de Meio Ambiente de Camboriú, Liara Rotta Padilha Schetinger, o secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico e Sustentável, Carlos Alberto Chiodini e o presidente do Comitê do Rio Camboriú, Paulo Ricardo Schwingel.

Veja a programação completa:

13h30 – Credenciamento
14h – Abertura Oficial
14h15 – Painel: Olhar do Poder Público sobre os recursos hídricos
15h15 – Apresentação do Diagnóstico da Bacia Hidrográfica (Etapa C do Plano de Recursos Hídricos) – Fundação Certi
15h45 – Apresentação do TAC do Saneamento de Camboriú e Balneário Camboriú. Professora Noêmia Bohn – FURB
16h15 – Assinatura do Pacto pelo Rio Camboriú. Prefeitos e secretário de Meio Ambiente das duas cidades.
16h30 – Coffee Break
17h – Painel: ações do Poder Público em prol dos Recursos Hídricos: Secretário de Meio Ambiente de Balneário e presidente da Fundação de Meio Ambiente de Camboriú.
18h – Encerramento: Presidente do Comitê do Rio Camboriú.

A inscrição é gratuita e pode ser realizada a partir deste link:  https://goo.gl/rnE7re.

____________________
Informações Adicionais:

Secretaria do Meio Ambiente (Semam)
(47) 3363-7145