Palestra discute prevenção ao uso drogas e combate ao abuso sexual de crianças e adolescentes

Publicidade

O Núcleo de Prevenção e Combate às Drogas e Pedofilia ministrou uma palestra na quarta-feira, dia 27, sobre abuso sexual infantil e uso de drogas lícitas e ilícitas. Cerca de 30 profissionais que atuam no Cras, Creas e Caps do município, assim como da região da Associação dos Municípios da Foz do Rio Itajaí (Amfri), participaram do encontro.

“A proposta foi polêmica, já que os assuntos são delicados e presentes na nossa sociedade, mas a palestra os instigou a buscar por novas informações. Além disso, os profissionais puderam trocar experiências sobre o exercício da profissão”, declara a secretária de Desenvolvimento e Assistência Social, Andréia de Souza Machado.
Durante o encontro, também foram tratados tópicos motivacionais para o exercício da profissão. “A prevenção é fundamental. Um jovem viciado agride, ameaça, manipula. Uma criança que sofre abusos não tem voz para pedir socorro. Nós estamos tentando mudar isso”, analisa o coordenador do Núcleo de Prevenção, Manoel Mafra.
 “O trabalho do Núcleo é levar aos profissionais da área uma mensagem de que é possível afastar o mal de nossas crianças e adolescentes, sempre buscando conscientizar as famílias das consequências disso na vida dos envolvidos”, compartilha Valmor Dalago, que também palestrou durante o encontro.
Exposição de quadros
Durante a palestra, a artística plástica Mirian Arceno Rocha exibiu peças da exposição Mulheres e crianças abaladas. A mostra reuniu 12 pinturas sobre agressão física, assédio sexual de garotos, estupro, feminicídio, memórias sombrias e tráfico humano. “A arte, ao meu ver, dá voz a quem não consegue falar”, declara a pintora.
Publicidade