As ações do Setembro Amarelo, mês de prevenção ao suicídio, acontecem também nas escolas da Rede Municipal. Através dos profissionais do Programa Abraço à Vida, da Secretaria de Desenvolvimento e Inclusão Social, serão promovidas palestras abordando temas como isolamento, depressão e sentimentos.
Esta semana a ação, que reúne pré-adolescentes e adolescentes, acontece nos Centros Educacionais Municipais Presidente Médici, dia 15, e no Ariribá, 17. Dia 30 a palestra será no CEM Giovania de Almeida.
As ações do Setembro Amarelo têm como objetivo alertar a população a respeito da importância de falar sobre suicídio e as formas de prevenção, além de incentivar a busca pelo apoio psicológico. Desde 2014, a Associação Brasileira de Psiquiatria – ABP, em parceria com o Conselho Federal de Medicina – CFM, organiza nacionalmente o Setembro Amarelo.
Saiba Mais:
São registrados mais de 13 mil suicídios todos os anos no Brasil e mais de 01 milhão no mundo. Trata-se de uma triste realidade, que registra cada vez mais casos, principalmente entre os jovens. Cerca de 96,8% dos casos de suicídio estavam relacionados a transtornos mentais. Em primeiro lugar está a depressão, seguida do transtorno bipolar e abuso de substâncias.