Parceria entre Sesc e Saúde de Camboriú é oficializada durante cerimônia

Publicidade

“A ideia é empoderar as mulheres”. É o que compartilhou a coordenadora do projeto Saúde Mulher, Juliana dos Santos, durante a cerimônia de instalação da unidade móvel do Serviço Social do Comércio (Sesc) na tarde desta quarta-feira, dia 31. O evento contou com a presença de representantes do Legislativo e Executivo, além de firmar a parceria entre a entidade e a Secretaria de Saúde de Camboriú. Até 29 de março, dois mil exames de preventivo e mamografia serão ofertados para moradoras do município.

“O projeto foi criado em decorrência dos altos índices de mortalidade das mulheres em todo o país. Camboriú já se mostra muito engajada, mas é importante que as equipes de saúde do município se envolvam entre si para que a execução seja ainda mais assertiva. Vamos reduzir as filas de espera, mas queremos também munir as mulheres informações. Nosso objetivo é que elas saibam os direitos que têm, o que podem fazer e onde procurar ajuda”, completa Juliana.
Durante a execução do projeto, espera-se realizar mil exames para cada especialidade. Além disso, serão repassadas às moradoras orientações sobre violência doméstica, mortalidade, direitos sexuais e reprodutivos, entre outros tópicos.
O secretário de Saúde, Ronnye Peterson Nasser dos Santos, revela que as equipes das Unidades Básicas de Saúde e o setor de Regulação da pasta realizam buscas ativas para abranger um número significativo de mulheres. “A meta é alcançar os dois mil atendimentos e, por isso, contamos com a ajuda da própria população. Orientamos que as moradoras procurem pelo serviço e repassem isso para familiares, amigas e vizinhas”, enfatiza.
A equipe do Sesc é formada por enfermeira, duas técnicas de radiologia e educadora em saúde. Já a unidade móvel possui dois consultórios e banheiro, além da recepção ser equipada com cadeiras, televisão, bebedouro elétrico e ventilador. “Camboriú foi um dos agraciados. Essa parceria irá refletir na melhoria do bem estar de inúmeras moradoras. É o primeiro de vários projetos que pretendemos oferecer para a população este ano”, compartilha o vice-prefeito, Ramon Jacob.
Sobre os exames 
Mulheres que desejam realizar os exames devem agendar horário na Unidade de Saúde do bairro em que residem. Para agendamento, é necessário apresentar RG, CPF, cartão do SUS e comprovante de residência atualizado. Os atendimentos são feitos na unidade móvel deste a última segunda-feira, dia 29. A unidade está estacionado no pátio do ginásio de esportes Irineu Bornhausen, no Centro. Os exames ocorrem às segundas-feiras, das 10h30min às 17 horas; terças, quartas e quintas-feiras, das 8h30min às 17 horas; e sextas-feiras, das 8h30min às 15 horas.
Moradoras entre 50 a 69 anos podem fazer os exames de mamografia. Os preventivos são destinados para moradoras entre 25 e 64 anos. Mulheres maiores de 35 anos com histórico de câncer de mama ou ovário na família deverão apresentar requisição médica para realização dos exames.
Publicidade