Parque Unipraias apoia projeto PROA da Policia Ambiental de Camboriú

O Parque Unipraias recebeu crianças e adolescentes do Projeto Protetor Ambiental-PROA, da Polícia Militar Ambiental de Camboriú. O grupo foi recepcionado e acompanhando pela colaboradora Caroline da Luz, responsável pelo Projeto Parque Escola do Unipraias, que explicou durante o passeio sobre a importância da preservação dos recursos naturais, gestão de fauna, flora e o descarte correto de resíduos, além da importância de preservar o bioma Mata Atlântica.

“A Tenente Brianna e a Sargento Cristiane entraram em contato conosco a fim de alinharmos esses dois projetos socioambientais – o PROA da PM Ambiental de Camboriú e o Parque Escola do Parque Unipraias. Para nós, foi uma alegria poder contribuir com essa importante iniciativa, pois sabemos da importância de envolvermos os jovens em temáticas ambientais e sustentáveis”, afirma o Diretor do Parque Unipraias, Evódio João de Souza. “Todos saem ganhando, nosso Projeto Parque Escola, o PROA e, especialmente, os jovens que participam do evento”, conclui Evódio.

“Foi uma satisfação compartilhar conhecimento e experiências com o grupo de novos Protetores Ambientais”, comenta a colaboradora do Unipraias Caroline da Luz. “Pelos olhares atentos nas explicações, acredito que esses jovens se tornarão excelentes cidadãos, comprometidos com o cuidado e conservação da natureza para as futuras gerações”, completa.

PROA – Projeto Protetor Ambiental de Camboriú

O Protetor Ambiental da Policia Militar Ambiental é um programa que apresenta bons frutos, pois tem o objetivo de desenvolver uma percepção diferenciada do ambiente que nos engloba. As atividades são delineadas para levar os adolescentes a um comportamento voltado à preservação da vida em todas as suas formas, tornando-os multiplicadores das ações e atitudes de respeito à natureza e ao meio que os cerca.

O projeto tem o apoio das Secretaria de Educação e FUCAM, e abordará, ao longo do curso, temáticas como: Gestão de Resíduos, Fauna, Flora, Unidades de Conservação e Consumo Sustentável, dentre outros.

“É um grande desafio trabalharmos com esses jovens, pois temos um leque muito grande de temáticas que iremos abordar e que com certeza fará toda a diferença para o futuro desses jovens. A intenção é que a partir de agora eles percebam, com mais cuidado, tudo que está acontecendo com o meio ambiente ao redor deles e no mundo. E a idade desses jovens é a ideal, pois é o momento em que estamos gerando a responsabilidade neles para colhermos sustentabilidade do planeta”, avalia a comandante, Brianna Tosetto de Souza.

Projeto Parque Escola do Unipraias

O Parque Escola – A Diversão que Educa é um projeto de educação ambiental realizado pelo Parque Unipraias para os estudantes de escolas públicas e privadas, transformando a natureza em fonte de conhecimento. ​​​​​​​Os alunos passeiam de teleférico e são guiados por uma trilha, onde monitores abordam os diferentes aspectos da Mata Atlântica, um dos biomas mais ameaçados do planeta, assim como a importância de sua preservação. Já atendeu centenas de milhares de alunos e professores de Santa Catarina, sendo considerado um dos mais bem-sucedidos trabalhos de educação ambiental do Estado, reconhecido através de vários prêmios.

Foto: Divulgação Unipraias

Publicidade