O Aeroporto Internacional Hercílio Luz, em Florianópolis, recebeu a pior nota entre os 20 maiores terminais do país na Pesquisa de Satisfação do Passageiro, feita pelo Ministério dos Transportes, Portos e Aviação Civil, divulgada nesta terça-feira (31). O aeroporto da capital catarinense obteve nota de 3,69, sendo 5 a melhor avaliação possível.
Em nota, a empresa que administra o Aeroporto Hercílio Luz afirma que “a Floripa Airport avalia que as melhorias realizadas pela concessionária no atual terminal, com investimentos na ordem de R$ 5 milhões, estão sendo, gradualmente, percebidas pelos passageiros”.
Os quesitos que receberam nota inferior a 3 foram:
- custo-benefício dos produtos de lanchonetes e restaurantes – nota 2,74
- custo-benefício dos produtos comerciais – nota 2,88
- disponibilidade de sanitários – nota 2,91
O aeroporto também recebeu notas menores que 4 em itens de infraestrutura aeroportuária, como facilidade de desembarque no meio-fio, qualidade da sinalização do aeroporto e disponibilidade e qualidade das informações nos painéis de voo, e facilidades aos passageiros.
Porém, o terminal foi bem avaliado nos quesitos companhias aéreas, relacionado ao tempo em filas, e transporte público até o aeroporto.
As três maiores notas foram dos itens:
- cordialidade dos funcionários da emigração – nota 4,79
- cordialidade e prestatividade dos funcionários do check-in – nota 4,69
- tempo de fila no check-in (autoatendimento) – nota 4,69
O terminal também é o qual os passageiros ficam menos tempo na fila de embarque doméstico, uma média de 9 minutos.
Meta
A Comissão Nacional de Autoridades Aeroportuárias instituiu uma meta de nota 4 ou superior de avaliação dos passageiros aos aeroportos brasileiros.
A concessionária do Aeroporto Hercílio Luz também diz em nota que “apesar de todos os esforços, a Floripa Airport reitera que a excelência na qualidade de atendimento aos passageiros só será alcançada com a inauguração do novo terminal, em agosto de 2019” e que “o atual terminal tem estrutura para receber 2 milhões de visitantes por ano e, só em 2017, recebeu 3,8 milhões”.