Pesquisa Ipec mostra empate entre Moisés e Jorginho. No segundo turno Jorginho leva

Publicidade

A segunda pesquisa eleitoral feita pelo instituto Ipec em Santa Catarina, contratada pela NSC Comunicação e divulgada nesta terça-feira (20), mostra empate entre os candidatos Moisés (Republicanos) e Jorginho Mello (PL), ambos com 20% das intenções de voto.

Em relação à primeira pesquisa, divulgada em 23 de agosto, o atual governador Moisés caiu três pontos percentuais, de 23% para 20% – a variação está dentro da margem de erro. Já Jorginho subiu de 16% para 20%.

Publicidade

Em terceiro lugar, atrás de Moisés e Jorginho, aparece Esperidião Amin, que se manteve com 15% das intenções de voto no novo levantamento. Ele é seguido por Gean Loureiro (União Brasil), que continuou na quarta colocação, a mesma da primeira pesquisa, mas cresceu nas intenções de voto, passando de 8% para 14%. Apesar de Moisés e Jorginho estarem numericamente à frente, considerando a margem de erro da pesquisa, de três pontos percentuais para mais ou para menos, Amin e Gean também estão tecnicamente empatados com Moisés e Jorginho.

SEGUNDO TURNO

Nas intenções de voto para o segundo turno, em um cenário entre Jorginho Mello e Carlos Moisés, o senador bolsonarista leva vantagem superior a 6 pontos percentuais, e poderia ser o novo governador de Santa Catarina.

Segundo turno entre Moisés e Jorginho

Neste cenário, Jorginho teria 42% das intenções de voto e o atual governador Moisés, 36%. No entanto, considerando a margem de erro de três pontos percentuais para mais ou para menos eles estão tecnicamente empatados. Neste caso, o número de brancos e nulos seria de 12%.

Segundo turno entre Moisés e Amin

Já no cenário que tem o atual governador Moisés contra o candidato Esperidião Amin no segundo turno, o resultado é novamente de empate técnico, considerando a margem de erro do levantamento, mas com vantagem numérica para Moisés. O governador tem 39% das intenções de voto nesta eventual disputa, contra 38% de Amin. Este cenário tem 14% de eleitores com intenção de votos brancos ou nulos e 10% dos entrevistados não sabem ou preferem não opinar. 

Segundo turno entre Amin e Jorginho

O terceiro cenário de segundo turno testado pela pesquisa Ipec contratada pela NSC é com uma disputa entre Esperidião Amin e Jorginho Mello. Neste caso, novamente o candidato do PL tem vantagem, e venceria a disputa sobre Amin por 42% contra 33%. O número de brancos ou nulos nesta possível disputa é de 14%.

Confira a análise completa no site do Diário Catarinense
https://www.nsctotal.com.br/noticias/pesquisa-eleitoral-governador-santa-catarina-setembro-eleicoes-2022

Publicidade