PIX deve fomentar a demanda por galpões no Brasil, entenda

O Pix, pagamento instantâneo brasileiro, deverá não só alavancar a velocidade de pagamentos eletrônicos, mas promover o aumento e a melhora na efetivação das vendas. De acordo com Renato Monteiro, CEO da Sort Investimentos, empresa que atua no mercado imobiliário com foco no investidor, quem não tem o recurso do cartão de crédito agora pode recorrer ao meio instantâneo, o que deverá ampliar as possibilidades de aquisições e inibir compras não finalizadas que hoje são feitas com a utilização de boletos bancários. Como consequência, a procura de empresas de e-commerce por locação de galpões logísticos terá um grande desenvolvimento o que, segundo Monteiro, significa grandes oportunidades para o investidor em imóveis logísticos.

“O movimento de compras online veio para ficar. Durante a pandemia, observamos um aumento considerável, através de pesquisas, nos pedidos pela internet. O PIX deve dar novo impulso ao setor. É uma ferramenta que preenche uma série de lacunas existentes em instrumentos de pagamentos disponíveis à população no momento, promovendo a inclusão financeira de muitas pessoas. Logo, o impacto no setor de varejo deve ser grande, com reflexo significativo na demanda por locação de galpões em condomínios logísticos, especialmente próximos dos grandes centros”, explica o CEO da Sort Investimentos Renato Monteiro.

“Os boletos como forma de pagamento são grandes desafios das lojas de e-commerce hoje. Por exemplo, quando você compra via boleto algumas empresas já colocam automaticamente no sistema que o produto está vendido. Se o boleto não é pago, a venda é perdida e o produto fica parado no estoque. Com o Pix, a comercialização é garantida na hora. Além disso, quem não tem cartões de crédito, agora pode ter acesso a uma série de produtos na internet via Pix”, explica.

Segundo dados do portal E-commerce Brasil, o índice de desistência de pagamentos por boleto bancário no e-commerce, em alguns casos, pode chegar a 30% ou 40%. “É importante dizer também que, com a nova forma de pagamento instantânea, o estoque será ainda mais valioso às empresas para atender o consumidor prontamente.  Dessa forma, o galpão logístico eficiente será fundamental para manter a competitividade”, complementa.

De olho nos melhores investimentos (galpões logísticos)

Com esse potencial de mercado relacionado ao e-commerce, interessados em investir em galpões para compra e locações têm uma oportunidade de alavancar seus ativos. A Sort Investimentos oferece consultoria na hora de escolher o terreno ou imóvel com diferenciais em localização, metragem e eficiência em termos de custo operacional, além de suporte jurídico e documentações. “Por meio dos consultores, oferecemos opções eficientes avaliando questões fundamentais como capacidade de armazenagem e distribuição. Assim, o investimento no imóvel terá a garantia da valorização e da rentabilidade com locações”, explica Monteiro.

E-commerce em crescimento

Para se ter uma ideia, no primeiro semestre de 2020 o e-commerce brasileiro registrou um aumento de 47%, sua maior alta nos últimos 20 anos. Com uma expansão, o Brasil chega à marca de 41 milhões de usuários adeptos ao comércio eletrônico. O estudo foi elaborado pela Ebit|Nielsen, em parceria com a Elo, e também aponta para um aumento no valor médio de desembolso que cresceu 6%. Esses números devem ganhar um impulso significativo com a chegada do Pix.

Como funciona o PIX

O Pix foi criado para ser um meio de pagamento bastante amplo. Qualquer pagamento ou transferência feita por TED, cartão ou boleto bancário pode ser feita com o Pix, simplesmente no smartphone. É gratuito para a pessoas física pagadora e pode ser usado a qualquer hora do dia, inclusive finais de semana e feriados.

O pagamento pode ser realizado a partir de uma conta corrente, conta poupança ou conta de pagamento pré-paga. As transferências ocorrem diretamente da conta do usuário pagador (comprador) para a conta do usuário recebedor (EC), sem a necessidade de intermediários.

SOBRE A SORT INVESTIMENTOS 

Desde 2018, a Sort Investimentos atua no mercado imobiliário, na seleção e gestão de imóveis com foco no investidor dos diferentes perfis. Em um curto período de atividades, conta com mais de R$ 3 bilhões em ativos sob assessoria e é uma das maiores lojas virtuais de imóveis em Santa Catarina. Oferece serviços completos no processo de compra, locação, administração e venda de imóveis e terrenos residenciais, comerciais e industriais, além de consultoria e suporte jurídico. É comandada por Renato Monteiro, que carrega 10 anos de experiência no mercado imobiliário logístico e de luxo internacional. Tem atendimento em Nova Iorque por meio de um dos maiores nomes do mercado imobiliário norte-americano, o renomado executivo Howard Morrel.

www.sortinvestimentos.com.br