Polícia Civil realiza operação que investiga “rachadinha” na Câmara de Joinville

Publicidade

A POLÍCIA CIVIL DO ESTADO DE SANTA CATARINA, por meio da 3ª DECOR – Delegacia de Polícia Especializada no Combate à Corrupção, deflagrou, na manhã de hoje (18/04/24), operação policial destinada ao cumprimento de 26 (vinte e seis) mandados de busca e apreensão nas cidades de Joinville/SC e Palhoça/SC, relacionada a investigação que apura a suposta prática de conduta popularmente conhecida como “Rachadinha”, que vem sendo perpetrada no âmbito da Câmara de Vereadores de Joinville/SC.

Conforme se vem apurando, um esquema ilícito voltado ao recolhimento de parte dos vencimentos devidos a assessores de um vereador foi implantado, visando gerar enriquecimento ilícito e vantagens políticas tanto em prol do vereador investigado, quanto de seus aliados.

Segundo consta, a empreitada criminosa é articulada por agentes de confiança do parlamentar, pessoas estas que atuam como intermediárias entre o recolhimento dos valores e sua destinação final. A atuação de intermediadores no esquema criminoso é o motivo pelo qual se denominou a operação policial como BACKBONE.

Publicidade

Além das residências dos investigados, a Câmara de Vereadores de Joinville também foi alvo de cumprimento de mandado de busca e apreensão. Nos locais, foram apreendidos aparelhos eletrônicos, especialmente telefones celulares, e documentos relacionados aos fatos sob apuração.

Participaram da Operação cerca de 80 (oitenta) Policiais Civis de diversas divisões da DEIC, das 1ª, 2ª, 3ª e 4ª DECOR, das DRPs de Blumenau, São Bento do Sul e Jaraguá do Sul, bem como de Peritos da Polícia Científica de Santa Catarina, além de ter sido acompanhada de membros da Comissão de Prerrogativas da OAB – Subseção de Joinville/SC.

Publicidade