Ponte da Marginal Oeste será liberada nesta quinta-feira(09)

Foto: Arteris/Divulgação

A data de 09 de junho de 2022 certamente ficará registrada como mais um marco na infraestrutura rodoviária da região de Balneário Camboriú, com a inauguração da ponte sobre o Rio Camboriú – construída pela Arteris Litoral Sul, na marginal sul da BR-101/SC.

O investimento total da concessionária para execução da obra foi de R$ 11,6 milhões ao longo dos 17 meses de trabalho. As principais etapas de construção envolveram implantação da fundação, edificação dos blocos de apoio, construção e lançamento das vigas pré-moldadas, concretagem do tabuleiro, pavimentação, implantação dos dispositivos de proteção e sinalização.

A ponte tem 172,7 metros de comprimento por 10,4 metros de largura e foi construída sobre seis apoios, sendo dois nas cabeceiras, com dois vãos de 26,5 metros e outros três de 39,9 metros. Um dos diferencias da obra foi o método utilizado para lançamento das vigas pré-moldadas, com uso de treliça lançadeira automatizada. Essa tecnologia dispensa o uso de guindastes, minimizando o impacto no trânsito.

A partir da liberação ao tráfego, marcada para as 10h de quinta-feira (09), a nova ponte irá operar com duas faixas de rolamento e passeio compartilhado segmentado para pedestres e ciclistas. A ponte interliga a via marginal, com velocidade de 60 km/h, possibilitando a continuidade do trânsito local, interligando os bairros Vila Real e Nova Esperança.

“A inauguração desta ponte trará benefícios à mobilidade e também consolida o acesso ao Centro de Eventos. Trata-se de uma obra incluída em contrato, que agora é realidade para segmentar o trânsito local do de longa distância. Como já observamos no lado norte, isso traz mais fluidez e segurança viária para esta região de apelo turístico nacional”, avalia Cesar Sass, diretor de operações da Arteris Litoral Sul.

A Arteris Litoral Sul administra, desde 2008, a concessão regulada pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) na ligação entre as capitais Curitiba e Florianópolis. Nesse período, já investiu cerca de R$ 4 bilhões no trecho sob concessão. Em 2021, a concessionária também inaugurou obras importantes, como a nova ponte norte do Rio Camboriú e os novos 15,6 quilômetros de terceira faixa na Grande Florianópolis. Neste momento, a Arteris Litoral Sul também executa em Santa Catarina a maior obra rodoviária em andamento no Brasil: o Contorno de Florianópolis, com conclusão prevista para 2023.

Publicidade